Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC10e - Determinação Social, Desigualdades e Promoção da Saúde

23707 - DISTRIBUIÇÃO DAS DOENÇAS DIARRÉICAS NA INFÂNCIA NOS BAIRROS DE MACAPÁ – AP
GINO MORETO TERAMUSSI - UNIFAP, IAGO LUAN SILVEIRA DA SILVA - UNIFAP, LUCAS VINÍCIUS REZENDE DE MORAIS - UNIFAP, ANA LAURA GOES SALVIANO - UNIFAP, GIOVANNA ROCHA SANTANA - UNIFAP, LUCAS GIANNINI DE OLIVEIRA CONRADO ARRUDA - UNIFAP, PABLO STEVAN BARBOSA DE CARVALHO - UNIFAP, IANE CELICE PANTOJA DOS SANTOS - UNIFAP, ROSILENE FERREIRA CARDOSO - UNIFAP, TIAGO SOUZA AMORIM - UFAM


Apresentação/Introdução
A diarreia é caracterizada pela perda excessiva de água e eletrólitos através das fezes, resultando em aumento do volume e frequência das evacuações e diminuição de sua consistência, por mais de 3 episódios ao dia (PIRES, E., 2014). De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cada criança menor de 5 anos de idade apresenta uma média de três episódios anuais de diarreia aguda.


Objetivos
O presente estudo objetiva quantificar a incidência e a prevalência de doenças diarreicas e sua distribuição na cidade de Macapá, com base nos registros de internados no Hospital da Criança no período de janeiro de 2012 a dezembro de 2014.


Metodologia
Este estudo foi descritivo de análise quantitativa retrospectiva. Foram colhidas informações na base de dados do Hospital da Criança de Macapá-AP com pacientes de 0 a 12 anos, totalizando um número de 828 crianças. Utilizou-se as palavras-chave: "diarreia infantil", "parasitose intestinal", "enteroinfecção", "gastrenterite", "amebíase", "ascaris", "ascaridíase"; além da procedência destes pacientes por meio de dados referentes aos 28 bairros e demais setores da cidade de Macapá, segundo o Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


Resultados
Como resultados, observou-se que a maior incidência de internações ocorreu no bairro Perpétuo Socorro (57), seguido por Congós (46) e Novo Horizonte(43). No entanto, ao se relacionar o número de crianças internadas por diarreia em cada setor pelo número de crianças que neles residem, encontrou-se uma maior proporção de internações no bairro Alvorada (14), com 7% de suas crianças internadas contra 4,5% no Perpétuo Socorro e 1% no Central.


Conclusões/Considerações
Verificou-se que a prevalência de internações não se relaciona exclusivamente com o quantitativo populacional, uma vez que mesmo bairros menos populosos podem apresentar elevadas taxas. Pode-se inferir que os dados disponíveis podem ser melhor utilizados pela gestão pública para otimizar as políticas sanitárias e socioeducacionais em áreas de maior demanda.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360