Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC10e - Determinação Social, Desigualdades e Promoção da Saúde

21501 - CONTEXTO SOCIAL E ESPAÇO GEOGRÁFICO: UM ESTUDO ECOLÓGICO SOBRE HOSPITALIZAÇÃO DE IDOSOS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, BRASIL
ANA CAROLINA LIMA CAVALETTI - UERJ, CÉLIA PEREIRA CALDAS - UERJ, KENIO COSTA DE LIMA - UFRN


Apresentação/Introdução
O Estado do Rio de Janeiro possui cerca de 2 milhões de idosos, representando 13% da sua população total. Apresenta o maior índice de envelhecimento do país, mas a taxa de envelhecimento entre os municípios varia em decorrência de diferenças sociais, econômicas, de acesso aos serviços de saúde e efetividade dos serviços de atenção primária locais.


Objetivos
Verificar quais as doenças levam os idosos do Estado do Rio de Janeiro à internação hospitalar no SUS e, a partir da distribuição espacial das taxas de internação entre os municípios, discutir os contextos sociais envolvidos.


Metodologia
Trata-se de um estudo ecológico, de caráter transversal utilizando dados secundários do sistema de informação hospitalar brasileiro, referentes ao período de 2009 a 2015. Foram calculadas as taxas de internação ocorridas em pessoas com 60 anos ou mais idade, residentes nos 92 municípios do estado do Rio de Janeiro. Os municípios foram agrupados segundo a similaridade das taxas, utilizando análise de agrupamento não hierárquico K-means.


Resultados
As doenças do aparelho circulatório, respiratório, as doenças endócrinas, do aparelho geniturinário, do aparelho digestivo e algumas doenças infecciosas e parasitárias foram as doenças com maior discriminação para a composição dos clusters. No primeiro cluster, cujos municípios possuem taxas de internação mais baixas, são mais urbanizados e onde as pessoas têm maior acesso aos serviços sociais e de saúde foi denominado Acesso e inclusão. O segundo grupo apresenta todas as taxas de internação altas, e foi denominado Isolamento e vulnerabilidade.


Conclusões/Considerações
As doenças sensíveis à atenção primária são as principais causas de internação de idosos no estado, com maior intensidade nos municípios onde as vias de acesso são geograficamente mais acidentadas. Se reforça a importância dos conhecimentos geográficos, das diretrizes do SUS que tangem a equidade e regionalização, dos determinantes e das determinações sociais de modo a aumentar a integração desses saberes ao paradigma social da saúde-doença.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360