28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC10d - Determinação Social, Desigualdades e Promoção da Saúde |
28544 - ENCONTROS SOBRE MORADIA SAUDÁVEL E SUSTENTÁVEL CARMEN BEATRIZ SILVEIRA - FIOCRUZ / RJ, CLEONICE DIAS ALMEIDA - FIOCRUZ / RJ, CLAUDIA MUNIZ MOREIRA MAGNANI - FIOCRUZ / RJ, CLAUDIO MATTOS - COOPERATIVA HABITACIONAL ESPERANÇA / RJ
Período de Realização Realização ocorrida entre abril e outubro de 2017, como desdobramento de atividades desenvolvidas em 2015 e 2016
Objeto da Experiência Assessoria técnica educativa à Cooperativa Habitacional Esperança sobre tecnologias sociais para a habitação e o hábitat no âmbito da Promoção da Saúde.
Objetivos Realizar ENCONTROS SOBRE MORADIA SAUDÁVEL E SUSTENTÁVEL, por meio da retomada dos indicadores de habitação saudável e pela abordagem dos seguintes temas: Aproveitamento e Manejo de Água da Chuva; Captação de Energia Solar para Aquecimento de Água e Energia Elétrica; Telhados e Paredes verdes; Compostagem.
Metodologia Os Encontros se desenvolveram pela adoção de método participativo, abrangendo exposições orais, trocas de ideias, dinâmicas temáticas e visitas de orientação técnica. As exposições foram feitas por especialistas e pesquisadores convidados, e por moradores da Cooperativa Habitacional Esperança com prática em instalações de técnicas em edificação sustentável. Desse modo, pretendeu-se consolidar uma proposta de assessoria técnica educativa, buscando uma “construção compartilhada de conhecimentos”.
Resultados Realização de seis Encontros sobre Moradia Saudável e Sustentável por meio de exposições orais, troca de ideias e visitas de orientação técnica. As exposições foram feitas pela equipe do PDCFMA, por especialistas e pesquisadores convidados, representantes dos moradores e da Fundação Centro de Defesa de Direitos Humanos Bento Rubião. Consolidação de uma proposta participativa e apropriação popular de aspectos significativos de tecnologias sociais, mediante a troca de saberes populares e técnicos.
Análise Crítica Os encontros foram exitosos quanto ao esclarecimento dos temas abordados e à orientação de execução das técnicas apresentadas. Os participantes, cerca de 50% dos representantes da Cooperativa Esperança, formam um grupo atuante nas ações lá empreendidas, mas, deve-se ampliar a mobilização. As contribuições inscrevem-se no campo da Saúde Coletiva pelo impacto positivo na qualidade de vida nas moradias e aprendizado de técnicas que reduzem custos relacionados ao saneamento básico e ao conforto térmico.
Conclusões e/ou Recomendações A experiência promoveu a sociabilidade e autoestima entre os moradores, essenciais para um esforço coletivo em busca da qualidade de vida. Revelou-se como instrumento significativo para o conhecimento de técnicas de moradia saudável e sustentável. A apropriação popular dessas técnicas deve propiciar a mobilização dos participantes para obtenção de financiamento que viabilize a sua implementação em escala ampliada, abarcando o conjunto das moradias.
|