Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC10d - Determinação Social, Desigualdades e Promoção da Saúde

28266 - SCORP:EM PROMOÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS
LARA BEATRIZ PEREIRA FRANÇA - UNINOVAFAPI, ENGEL MENESES DE OLIVEIRA - UNINOVAFAPI, FLÁVIA CRISTINA ARAÚJO SIQUEIRA - FACID, CARLOS ALBERTO MENESES MONTEIRO FILHO - UNINOVAFAPI, LUÍSA NAKAYAMA MADEIRA - UNINOVAFAPI, ISABEL DE SOUSA MELO - UNINOVAFAPI, PEDRO MARCOS GOMES TEIXEIRA - UNINOVAFPI, BRENO CARVALHO SANTOS - UNINOVAFAPI, MARIA CLARA CHAVES MONTEIRO - UNINOVAFAPI, BÁRBARA LIMA REIS - UNINOVAFAPI


Período de Realização
Campanhas realizadas no período de 2013 a 2017 na cidade de Teresina, Piauí.


Objeto da Experiência
Motivar os estudantes de medicina para protegerem ativamente os direitos humanos e paz de qualquer população que se considere minorias,


Objetivos
Relatar ações promovidas pelo comitê e discutir a importância das atividades extracurriculares para formação do profissional, focando nos Direitos Humanos.


Metodologia
Analisar as atividades que aconteceram nos anos de 2013 a 2017 no comitê local através da plataforma online (ifmsa.no-ip.biz:5010/Solar2/login.jsf) e reuniões.


Resultados
A campanha Fórum Mulher Empodere-se; Free Hugs contra Homofobia ;contriubuiu para a redução qualquer tipo de violência contra a mulher e encorajar estas a denunciar, além de propor a discussão de medidas de saúde pública e políticas voltadas para a igualdade de gênero. Outra campanha realizada em 2016 ajudou na redução do racismo,uma vez que a população negra possuem taxas de homicídios alarmantes no Brasil.


Análise Crítica
O comitê local UNINOVAFAPI da IFMSA Brasil surgiu em 2008 e continua ativo atualmente. É uma ONG internacional composta apenas por estudantes de medicina tem por missão unir os estudantes para liderar iniciativas que impactem positivamente a comunidade. Um dos comitês permanentes da IFMSA é o SCORP (Comitê Permanente em Direitos Humanos e Paz) que tem o intuito de empoderar e motivar estudantes a promover ativamente ações sobre direitos humanos


Conclusões e/ou Recomendações
Os estudantes de medicina devem ter noção sobre o papel do médico como promotor dos direitos humanos, defensor dos direitos do seu paciente. Às vezes , os profissionais da saúde são os primeiros a terem contato com o sofrimento mental e físico do paciente e necessita aprender a lidar com isso desde a faculdade. Ações promovidas pelo SCORP despertam o interesse dos estudantes sobre os assuntos e sensibilizam sobre a humanização do atendimento.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360