28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC10d - Determinação Social, Desigualdades e Promoção da Saúde |
27136 - INTEGRAÇÃO ENSINO-COMUNIDADE: ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAIS DE SAÚDE ROSEMEIRE DOS SANTOS VIEIRA - FCMSCSP, GERALDO MOTA DE CARVALHO - FCMSCSP, GISLAINE EIKO KUAHARA CAMIÁ - FCMSCSP, MARIA MARTHA JEUKENS - FCMSCSP, LUCIANA SOARES COSTA SANTOS - FCMSCSP, LENIR HONÓRIO SOARES - FCMSCSP, CELL REGINA DA SILVA NOCA - FCMSCSP, APARECIDA SANTOS NOIA - FCMSCSP, ROSIMEIRE ANGELA QUEIROZ SOARES - FCMSCSP
Período de Realização A ação foi realizada em 2017 na Comunidade de Vila Maria, no Barracão da Escola de Samba Vila Maria.
Objeto da Experiência Realizar ações integrativas na comunidade com vistas a promover oportunidades de aprendizado aos alunos de um Curso de Graduação em Enfermagem.
Objetivos Realizar medidas antropométricas e IMC, triagem saúde ocular e bucal, e mensuração de sinais vitais. Realizar oficinas educativas: em saúde bucal, ocular, DST, sexualidade e métodos contraceptivos, transtornos alimentares, prevenção de drogas.
Metodologia As ações foram desenvolvidas em oito estações em conformidade com os objetivos propostos. Foi elaborado instrumento específico para coleta de dados. As oficinas foram organizadas previamente como parte da proposta pedagógica das disciplinas Saúde da Criança e Adolescente, Saúde Coletiva da Criança e Adolescente, Doenças Transmissíveis, e Saúde da Mulher, e aplicadas por acadêmicos com supervisão dos docentes das respectivas disciplinas.
Resultados Foram realizadas 677 avaliações de saúde. Cada oficina teve participação de 44 adolescentes, porém, na de saúde bucal participaram 100 adolescentes. A antropometria evidenciou 14,6% sobrepeso, 6,8% obesidade, 0,9% obesidade grave. Quanto aos níveis pressóricos, 5,83% estavam alterados. Na avaliação ocular, 8,74% apresentaram acuidade diminuída. 50,48% apresentaram cáries.
Análise Crítica Os adolescentes demostraram grande interesse em participar de todas as estações, e os acadêmicos demonstraram envolvimento e compromisso com a comunidade durante o preparo e execução das atividades. Os dados encontrados evidenciaram a necessidade da educação em saúde permanente, e outras ações de avaliação que permitam a identificação precoce de agravos à saúde, bem como intervir pronta e oportunamente com tratamentos curativos e encaminhamentos específicos.
Conclusões e/ou Recomendações A realização das ações na comunidade favoreceu o desenvolvimento de competências e habilidades dos acadêmicos tornando-os capazes de identificar as necessidades individuais e coletivas de saúde da população, seus condicionantes e determinantes; de comunicar-se, de tomar decisões, e de intervir no processo saúde doença; com uso de tecnologias de informação e comunicação para o cuidar, respeitando as especificidades de linguagem.
|