28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC10d - Determinação Social, Desigualdades e Promoção da Saúde |
25641 - A EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA SOB A PERSPECTIVA DE UM ESTUDANTE DE MEDICINA: RELATO DE EXPERIÊNCIA STÉPHANIE LEITE PESSOA DE ATHAYDE REGUEIRA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG), HUGO ALEXANDRE SOUSA TARGINO - UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG), EZYMAR GOMES CAYANA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)
Período de Realização O estudo observacional ocorreu entre os meses de março e de maio de 2017.
Objeto da Experiência O cerne do estudo foram experiências com famílias residentes da comunidade de Laranjeiras do bairro José Américo na cidade de João Pessoa, Paraíba.
Objetivos Apresentar perspectiva de um estudante de medicina acerca do funcionamento da equipe de saúde da família, buscando compreender melhor o papel do Agente comunitário de saúde (ACS). Além disso, pode-se compreender a dependência de muitas famílias em relação a equipe de saúde da família.
Metodologia As observações foram feitas a partir de visitas periódicas a uma família da comunidade, por parte do estudante de Medicina acompanhado do ACS responsável pela região. Nesse período, também pode-se vivenciar a rotina e organização da Unidade de Saúde da Família Integrada José Américo III, onde se acompanhou outros integrantes da Equipe de Saúde da Família, verificando a importância da função de cada um deles.
Resultados Constatou-se os tratamentos ofertados pelo SUS. Ao passo que se vivenciou: o processo de agendamento de exames de rotina; palestras a gestantes; programas de combates a endemias (dengue); campanhas de vacinação; elaboração de planos de cuidado para usuários. Além da importância da integração dos membros da equipe de saúde de família, enfatizando o ACS - como intermediador da relação da equipe com a comunidade.
Análise Crítica Observou-se que a Saúde consiste em uma questão que engloba vários fatores intrínsecos e extrínsecos ao usuário, como a predisposição genética e condições de saneamento básico respectivamente, as quais influenciam o desenvolvimento de enfermidades. Outrossim, foi presenciada a falta de matérias básicos para realização das obrigações dos profissionais de saúde, como seringas; álcool; aparelho de pressão.
Conclusões e/ou Recomendações A experiência demonstrou a importância da equipe de saúde da família, especialmente, do ACS. Conquanto que esse agente pode possibilitar uma maior eficiência dos serviços disponibilizados pelo SUS, pois ele deve ser um conhecedor não só da região, mas também da rotina dos residentes, sendo um elo entre a comunidade e a Unidade de Saúde. Ademais, essa vivência pelos estudantes pode proporcionar a execução de uma Medicina mais humanizada.
|