Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC10d - Determinação Social, Desigualdades e Promoção da Saúde

25641 - A EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA SOB A PERSPECTIVA DE UM ESTUDANTE DE MEDICINA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
STÉPHANIE LEITE PESSOA DE ATHAYDE REGUEIRA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG), HUGO ALEXANDRE SOUSA TARGINO - UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG), EZYMAR GOMES CAYANA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)


Período de Realização
O estudo observacional ocorreu entre os meses de março e de maio de 2017.


Objeto da Experiência
O cerne do estudo foram experiências com famílias residentes da comunidade de Laranjeiras do bairro José Américo na cidade de João Pessoa, Paraíba.


Objetivos
Apresentar perspectiva de um estudante de medicina acerca do funcionamento da equipe de saúde da família, buscando compreender melhor o papel do Agente comunitário de saúde (ACS). Além disso, pode-se compreender a dependência de muitas famílias em relação a equipe de saúde da família.


Metodologia
As observações foram feitas a partir de visitas periódicas a uma família da comunidade, por parte do estudante de Medicina acompanhado do ACS responsável pela região. Nesse período, também pode-se vivenciar a rotina e organização da Unidade de Saúde da Família Integrada José Américo III, onde se acompanhou outros integrantes da Equipe de Saúde da Família, verificando a importância da função de cada um deles.


Resultados
Constatou-se os tratamentos ofertados pelo SUS. Ao passo que se vivenciou: o processo de agendamento de exames de rotina; palestras a gestantes; programas de combates a endemias (dengue); campanhas de vacinação; elaboração de planos de cuidado para usuários. Além da importância da integração dos membros da equipe de saúde de família, enfatizando o ACS - como intermediador da relação da equipe com a comunidade.


Análise Crítica
Observou-se que a Saúde consiste em uma questão que engloba vários fatores intrínsecos e extrínsecos ao usuário, como a predisposição genética e condições de saneamento básico respectivamente, as quais influenciam o desenvolvimento de enfermidades. Outrossim, foi presenciada a falta de matérias básicos para realização das obrigações dos profissionais de saúde, como seringas; álcool; aparelho de pressão.


Conclusões e/ou Recomendações
A experiência demonstrou a importância da equipe de saúde da família, especialmente, do ACS. Conquanto que esse agente pode possibilitar uma maior eficiência dos serviços disponibilizados pelo SUS, pois ele deve ser um conhecedor não só da região, mas também da rotina dos residentes, sendo um elo entre a comunidade e a Unidade de Saúde. Ademais, essa vivência pelos estudantes pode proporcionar a execução de uma Medicina mais humanizada.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360