28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC10d - Determinação Social, Desigualdades e Promoção da Saúde |
21948 - PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA (PSE): CONSTRUÇÃO COLETIVA SILVANA ALINE CORDEIRO ANTONIOLLI - PMPA, BIANCA GIOVANNA MENNA RUIZ DIAZ - PMPA, VANESSA NOGUEIRA MARTINO - PMPA, EVA REGINA FERNANDES NUNES DE SOUZA - PMPA, JULIANA BARBOSA VASCONCELLOS - PMPA, MARCELO RODRIGUES PIRES - PMPA, MARIA CRISTINA DE ARAÚJO SUCUPIRA DE SOUZA - PMPA
Período de Realização As atividades foram realizadas no período de março a dezembro de 2017.
Objeto da Experiência O objeto da experiência compreendeu educandos e suas famílias, educadores e profissionais da saúde responsáveis pelas atividades do PSE.
Objetivos Esse trabalho objetiva relatar o percurso de práticas educativas direcionadas a crianças e adolescentes de quatro Escolas Municipais de Ensino Fundamental de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, com vistas a melhorias na saúde.
Metodologia A equipe multiprofissional de uma Unidade de Saúde da Família realizou visitas semestrais às turmas de educação infantil até o nono ano do ensino fundamental das escolas pactuadas. As atividades foram efetuadas conforme preconizado no programa. As ações de saúde bucal foram planejadas de acordo com a faixa etária das crianças, explorando recursos lúdicos e pedagógicos para motivar a interação, aprendizagem e socialização.
Resultados Foram avaliados 1.161 alunos em relação a antropometria, acuidade visual, imunobiológicos e saúde bucal. Promoveram-se atividades educativas em saúde com ênfase na promoção de hábitos saudáveis: higiene pessoal, alimentação, saúde bucal e promoção à atividade física. A realização de atividades dirigidas por turmas para a participação ativa dos alunos, evidenciou o interesse e a motivação dos educandos e educadores no processo de ensino e saúde.
Análise Crítica O PSE, comumente, é visto como mais uma tarefa a ser realizada pelos profissionais tanto da saúde quanto da educação; com pouco comprometimento, ficando sob a responsabilidade de poucos. Nesta experiência, os entraves de percurso se deram em razão da falta de recursos materiais, pouca adesão da equipe de saúde na realização das atividades, somada à burocratização do PSE e ao baixo alcance das atividades a toda a comunidade escolar.
Conclusões e/ou Recomendações A elaboração de um projeto de ensino com dinâmicas lúdicas planejadas a partir da capacidade de aprendizagem de cada turma, despertou o interesse e a expectativa dos alunos em participar. Isto proporcionou momentos educativos e prazerosos para os atores envolvidos. A construção coletiva entre saúde e educação promove qualidade de vida. Logo, para qualificar e fortalecer o PSE, é necessário investir recursos e mobilizar os profissionais.
|