28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC10d - Determinação Social, Desigualdades e Promoção da Saúde |
21683 - VALORIZANDO A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: FUTUROS SANITARISTAS ATUANDO NO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA COM ESTUDANTES DA REDE MUNICIPAL DE MARABÁ, PARÁ JULIANA MOTA SALGADO - UNIVERSIDADE DO SUL E SUDESTE DO PARÁ, MARIA JOSÉ LÁBIS DA COSTA - UNIVERSIDADE DO SUL E SUDESTE DO PARÁ, SANDRYANE SOUZA BARBOSA - UNIVERSIDADE DO SUL E SUDESTE DO PARÁ, PRISCILA DA SILVA CASTRO - UNIVERSIDADE DO SUL E SUDESTE DO PARÁ, ANA CRISTINA VIANA CAMPOS - UNIVERSIDADE DO SUL E SUDESTE DO PARÁ
Período de Realização As ações do Programa Saúde na Escola foram realizadas no segundo semestre de 2017.
Objeto da Experiência Promover a segurança alimentar e nutricional e prevenir a obesidade infantil em escolas públicas municipais de Marabá, Pará.
Objetivos Realizar ações de educação em saúde, com foco na alimentação saudável com crianças do ensino fundamental, por meio do Programa Saúde na Escola, de forma que pudessem aprender sobre a importância da variedade, moderação e proporção dos alimentos e realizar a antropometria desses alunos.
Metodologia Discentes de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará atuaram na “Promoção da segurança alimentar e nutricional e da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil” do Programa Saúde na Escola e por meio de brincadeiras educativas abordaram os princípios de uma alimentação saudável, sua importância à saúde, trabalharam a figura da pirâmide alimentar e tiraram dúvidas. Realizou-se antropometria de 154 alunos para identificar desvios de peso e estatura.
Resultados As atividades de educação em saúde possibilitaram observar a realidade vivenciada pelas crianças marabaenses que, em sua maioria não conhece alimentos comuns da dieta da população brasileira. As brincadeiras e dinâmicas realizadas nos permitiu repassar novos conhecimentos, esclarecer dúvidas e ouvir sobre a alimentação dos alunos e seus familiares. Parte das crianças nunca havia sido pesada ou medida e se entusiasmaram ao saber como essas informações podem informar sobre a saúde das pessoas.
Análise Crítica Durante as ações acompanhamos a alimentação fornecida pela escola. Sabendo da importância da alimentação para o crescimento e desenvolvimento adequados e que muitos não tem a possibilidade de ter uma alimentação balanceada e variada em suas casas, algumas delas inclusive afirmou não fazer todas as refeições, caberia pensar sobre a qualidade da merenda da escola e as possibilidades de melhorá-la, pois em alguns casos não nos pareceu diferir dos relatos dos alunos sobre sua alimentação fora dali.
Conclusões e/ou Recomendações A experiência possibilitou uma visão ampliada sobre a saúde das crianças e a certeza de que há muito ainda a ser feito, porém, algumas escolas nos deram pouco tempo para realizar as atividades e fazer as medidas antropométricas, necessitando adequação aos horários disponibilizados pela direção. Seria essencial poder retornar com mais tempo e poder envolver outros atores centrais ao tema como as merendeiras da escola, professores e familiares.
|