27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC10c - Determinação Social, Desigualdades e Promoção da Saúde |
25207 - PROMOÇÃO DA SAÚDE NO TERRITÓRIO: APRENDIZAGEM ATIVA PARA FORTALECER A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE NA DEFINIÇÃO E CONTROLE SOCIAL DE POLÍTICAS LOCAIS ANA - ENSP
Apresentação/Introdução A Pesquisa ação realizada no Mestrado Profissional em Políticas Públicas em Saúde, da EFG, no território do Parque Canela de Ema de Sobradinho II DF, fundamenta-se na abordagem da promoção da saúde emancipatória, como estratégia para qualificar a participação comunitária na formulação e implementação de políticas públicas saudáveis visando sua atuação sobre a determinação social da saúde.
Objetivos Qualificar a participação comunitária na formulação e implementação de políticas públicas saudáveis por meio do desenvolvimento da noção de Comunidade de Aprendizagem com os atores do grupo Amigos do Parque Canela de Ema, de Sobradinho II DF.
Metodologia Formou-se um grupo de atores locais, baseado na noção de Comunidade de Aprendizagem, do modelo de Governança da Água e do Território que realizou no período de 2015 até 2017 ações e práticas de promoção da saúde para mobilizar e sensibilizar grupos da comunidade local visando ampliar o envolvimento comunitário no processo político em defesa do Parque Canela de Ema. O grupo APCE desenvolve-se por meio de reuniões periódicas, produção eventos, participação em grupos de trabalho intersetoriais e da construção de instrumentos de participação política. Envolveu a identificação das principais demandas para o desenvolvimento local e a análise da arena política de recriação do Parque Canela de Ema.
Resultados A pesquisa ação fortaleceu a atuação do grupo APCE no processo de recriação do parque e na arena política local. O grupo elaborou instrumentos de participação política que evidenciam a tomada de consciência e autonomia dos atores envolvidos, além da produção de conhecimento, como a proposta de um mosaico de unidades de conservação que foi incorporada na agenda do governo. Criou-se uma rede de articulação política e de construção de conhecimento entre a comunidade, professores, estudantes, agentes públicos, técnicos, pesquisadores e cidadãos comuns, que possui capacidade efetiva de influência na implementação de políticas e práticas de promoção da saúde emancipatórias no território do DF.
Conclusões/Considerações A pesquisa permitiu analisar de que maneira uma construção colaborativa de conhecimento pode qualificar a participação dos atores locais no processo político de criação do Parque, fazendo-os incluir seus interesses na agenda local e capacitando-os, talvez, para a atuação em outras esferas. A experiência vivida pelo grupo contribuiu para um aumento da sua capacidade de definir, analisar e atuar sobre os problemas sociais da sua comunidade.
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