Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC10c - Determinação Social, Desigualdades e Promoção da Saúde

25207 - PROMOÇÃO DA SAÚDE NO TERRITÓRIO: APRENDIZAGEM ATIVA PARA FORTALECER A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE NA DEFINIÇÃO E CONTROLE SOCIAL DE POLÍTICAS LOCAIS
ANA - ENSP


Apresentação/Introdução
A Pesquisa ação realizada no Mestrado Profissional em Políticas Públicas em Saúde, da EFG, no território do Parque Canela de Ema de Sobradinho II DF, fundamenta-se na abordagem da promoção da saúde emancipatória, como estratégia para qualificar a participação comunitária na formulação e implementação de políticas públicas saudáveis visando sua atuação sobre a determinação social da saúde.


Objetivos
Qualificar a participação comunitária na formulação e implementação de políticas públicas saudáveis por meio do desenvolvimento da noção de Comunidade de Aprendizagem com os atores do grupo Amigos do Parque Canela de Ema, de Sobradinho II DF.


Metodologia
Formou-se um grupo de atores locais, baseado na noção de Comunidade de Aprendizagem, do modelo de Governança da Água e do Território que realizou no período de 2015 até 2017 ações e práticas de promoção da saúde para mobilizar e sensibilizar grupos da comunidade local visando ampliar o envolvimento comunitário no processo político em defesa do Parque Canela de Ema. O grupo APCE desenvolve-se por meio de reuniões periódicas, produção eventos, participação em grupos de trabalho intersetoriais e da construção de instrumentos de participação política. Envolveu a identificação das principais demandas para o desenvolvimento local e a análise da arena política de recriação do Parque Canela de Ema.


Resultados
A pesquisa ação fortaleceu a atuação do grupo APCE no processo de recriação do parque e na arena política local. O grupo elaborou instrumentos de participação política que evidenciam a tomada de consciência e autonomia dos atores envolvidos, além da produção de conhecimento, como a proposta de um mosaico de unidades de conservação que foi incorporada na agenda do governo. Criou-se uma rede de articulação política e de construção de conhecimento entre a comunidade, professores, estudantes, agentes públicos, técnicos, pesquisadores e cidadãos comuns, que possui capacidade efetiva de influência na implementação de políticas e práticas de promoção da saúde emancipatórias no território do DF.


Conclusões/Considerações
A pesquisa permitiu analisar de que maneira uma construção colaborativa de conhecimento pode qualificar a participação dos atores locais no processo político de criação do Parque, fazendo-os incluir seus interesses na agenda local e capacitando-os, talvez, para a atuação em outras esferas. A experiência vivida pelo grupo contribuiu para um aumento da sua capacidade de definir, analisar e atuar sobre os problemas sociais da sua comunidade.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360