27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC10c - Determinação Social, Desigualdades e Promoção da Saúde |
24204 - RELAÇÃO DE DOMICÍLIOS LIGADOS AO SANEAMENTO BÁSICO COM A INCIDÊNCIA DE ARBOVIROSES EM BAIRROS DE FORTALEZA - CE MIRENA MARIA DE NORONHA VIANA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE., CARLOS EDUARDO ARRUDA LIMA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC., GIOVANNA EVELYN LUNA SILVEIRA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC., ÉRIKA NAYARA BENÍCIO GONÇALVES DE SALES - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC., ANA CAROLINA BARJUD MARQUES MÁXIMO - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE., ÉRICA MARIA DE NORONHA VIANA LOPES - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR., CRISTIANE SALES LEITÃO - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE., ROGÉRIO PINTO GIESTA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC., LUANNA NAYRA MESQUITA ALVARENGA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE., ANA CECÍLIA SALES BARRETO LEITÃO - CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTA
Apresentação/Introdução As arboviroses vêm se tornando um crescente e imperioso problema de saúde pública no Brasil. Em 2017, até a 4ª semana de janeiro, foram registrados 25.244 casos prováveis de arboviroses em nosso país. A lei nº 8.080/90 afirma que é atribuição do Estado a participação na formulação de políticas e execução das ações de saneamento básico como fator ímpar que íntegra o conceito de saúde.
Objetivos Correlacionar os casos de arboviroses com os dados de saneamento básico e dialogar sobre a influência dos determinantes sociais no complexo processo de saúde-doença.
Metodologia Trata-se de um estudo transversal que reúne os dados dos casos de Dengue, Zika e Chikungunya, ou seja, as principais arboviroses de Fortaleza - CE, divulgados no Sistema de Monitoramento Diário de Agravos (SIMDA) do dia 01 de janeiro de 2017 até o dia 08 de junho de 2017. As informações comparadas foram referentes aos bairros que obtiveram o maior e o menor índice dos dados relacionados ao saneamento, obtidos do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará.
Resultados Com relação ao índice de domicílios com coleta de lixo, destacaram-se os bairros Amadeu Furtado, com 100% de acesso à coleta e média de 296,02 casos notificados (/100 mil hab.) das três arboviroses e o bairro Sabiaguaba, com o menor índice de coleta (78,18%), e uma média de 1.396,39 casos notificados (/100 mil hab.). Com relação ao índice de domicílios ligados à rede geral de esgoto ou pluvial, o bairro Cidade 2000 apresentou 99,89% de acesso, o maior índice entre todos os bairros, e uma média de 361,14 de casos notificados das três arboviroses (/100 mil hab.). Em contrapartida, o bairro Pedras, com o menor índice (0,54%), apresentou a média de 2.416,49 casos notificados (/100 mil hab.).
Conclusões/Considerações Levando a saúde para o âmbito da prevenção, conclui-se que a falta de acesso universal ao saneamento básico tem significativas implicações negativas na saúde da população. Pode-se afirmar que a rede geral de esgoto e a coleta de lixo, obtiveram maior influência na disseminação das arboviroses nos bairros. Assim, as modificações neste importante determinante é uma estratégia para aprimorar os mecanismos de controle destas arboviroses.
|