Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC10b - Determinação Social, Desigualdades e Promoção da Saúde

28088 - TERRITÓRIO POPULAR E ACESSO À SAÚDE: UM ESTUDO SOBRE A REALIDADE DAS MULHERES COM CÂNCER DO COLO DO ÚTERO MORADORAS DE FAVELAS DO RJ
LUCIENE RODRIGUES DA SILVA GARCIA AUGUSTO - INCA, ANA CLAUDIA CORREIA NOGUEIRA - INCA, FERNANDA DOS REIS MELO - INCA


Período de Realização
De 01 de janeiro de 2016 A 01 de junho de 2017, no Hospital do Câncer II/ INCA.


Objeto da Experiência
Mulheres com câncer do colo do útero moradoras de favelas do Rio de Janeiro.


Objetivos
Compreender as implicações no acesso ao diagnóstico e tratamento do câncer do colo do útero das mulheres moradoras de favelas do Rio de Janeiro, matriculadas no INCA.



Metodologia
Para isso, foram coletadas informações em 44 prontuários de usuárias matriculadas no HCII/INCA, bem como a realização de entrevistas semiestruturadas com 6 usuárias, tendo o materialismo histórico como referencial teórico metodológico na análise da pesquisa quanti– qualitativa.


Resultados
Os resultados obtidos neste trabalho tornam-se relevantes na medida em que favorecem a compreensão dos aspectos que determinam e condicionam o acesso à saúde do público estudado. Tais estratégias contribuem para o desenvolvimento de ações intersetoriais e interdisciplinares que objetivem a articulação dos diferentes níveis de atenção à saúde, em especial, no território das favelas e adjacências, em prol da melhoria do acesso à saúde na perspectiva da integralidade e do controle do câncer do colo do útero.


Análise Crítica
Este artigo coloca em debate a realidade social que determina e condiciona o acesso ao diagnóstico e tratamento das mulheres com câncer do colo do útero moradoras de favelas do município do RJ, com vistas à dinâmica de acesso dessas usuárias ao SUS. As altas taxas de incidência e mortalidade por câncer do colo do útero, bem como as iniquidades em saúde, são decorrentes das condições de vida das pessoas na sociedade capitalista periférica.


Conclusões e/ou Recomendações
O que desperta a atenção são as precárias condições de vida das mulheres que residem em favelas, sendo a realidade social apresentada resultante da desigualdade social e pobreza produzidas pelo modo de produção capitalista. As dificuldades de acesso aos serviços de saúde são reflexos da questão social que perpassam o processo saúde/doença, repercutindo assim nas múltiplas dimensões da vida do ser social, tanto na esfera coletiva como na individual.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360