Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC10b - Determinação Social, Desigualdades e Promoção da Saúde

26269 - DIFERENÇAS URBANO/RURAIS NOS INDICADORES DE MORTALIDADE POR GRUPOS DE CAUSA NOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS
RAPHAEL MENDONÇA GUIMARÃES - FIOCRUZ, FATIMA VALERIA LIMA JACQUES - UFRJ, LUCIANA CORREIA ALVES - UNICAMP


Apresentação/Introdução
o padrão de morbimortalidade tem relação direta com o perfil sociodemográfico. Ao considerar os efeitos da transição urbana na transição demográfica, e desta na transição epidemiológica, é razoável supor que os espaços distintos rurais e urbanos tenham perfis diferentes de adoecimento e morte de suas populações.


Objetivos
objetivo do presente artigo é apresentar as taxas de mortalidade geral, e pelos 5 maiores grupos de causas de morte no país, segundo porte municipal: municípios de pequeno, médio e grande porte.


Metodologia
Estudo ecológico com objetivo de apresentar as taxas de mortalidade geral, e por 5 grandes grupos de causas de morte no Brasil (doenças infecciosas e parasitárias, neoplasias, doenças cardiovasculares, doenças do aparelho respiratório e causas externas), de acordo com o aspecto urbano e rural. Os dados utilizados foram obtidos do Sistema de Informação de sobre Mortalidade, obtidos para o ano de 2015 e dados censitários (IBGE), referente ao ano de 2010, com projeção da população para 2015.


Resultados
O estudo apontou diferenças no padrão de mortalidade quanto aos grupos de doenças. As doenças cardiovasculares apresentaram maiores taxas. Já as menores taxas são as observadas entre as doenças infecciosas e parasitárias. Contudo, não houve linearidade de crescimento ou decréscimo das taxas para todos os grupos de doenças, e há diferenças importantes quando caracterizados os locais como urbanos e rurais. Verificou-se um excesso de mortes que afetam as regiões e setores sociais mais desfavorecidos.


Conclusões/Considerações
É necessário reafirmar políticas equitativas que considerem diferenças estruturais em distintos ambientes, considerando demandas específicas de saúde.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360