27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC10b - Determinação Social, Desigualdades e Promoção da Saúde |
24195 - PROJETO PILOTO FIOCRUZ/UFMG-OSUBH - A SAÚDE DOS MORADORES EM ZONAS E ÁREAS DE ESPECIAL INTERESSE SOCIAL - PAC COLÔNIA JULIANO MOREIRA - RJ CARMEN BEATRIZ SILVEIRA - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, LUIS CARLOS SOARES MADEIRA DOMINGUES - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ
Apresentação/Introdução A pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Desenvolvimento do Campus Fiocruz da Mata Atlântica – PDCFMA/RJ. Constituiu parte do Projeto Piloto FIOCRUZ/UFMG-OSUBH - a saúde dos moradores em áreas especiais de interesse social, realizado por meio de parceria entre a Faculdade de Medicina da UFMG, o CPQRR/Fiocruz, a VPAAPS/Fiocruz/RJ, além do ICICT/ e do PDCFMA, ambos da Fiocruz/RJ.
Objetivos Analisar o impacto das intervenções do Programa de Aceleração do Crescimento na saúde dos residentes em Áreas Especiais de Interesse Social. Construir modelos de avaliação em Saúde Urbana por meio de avaliação qualitativa.
Metodologia O estudo teve como hipótese que intervenções urbanísticas geradas por políticas públicas não tradicionalmente entendidas como campo da saúde produzem impacto na saúde das populações.O processo de trabalho envolveu análise documental, entrevistas semiestruturadas e observação de campo, que envolveu registro fotográfico e anotações de campo, para propiciar avaliação urbanística e um quadro de referências sobre a produção de indicadores socioespaciais de habitabilidade urbana. As entrevistas foram dirigidas a dois grupos distintos: (1) de moradores, que envolveu lideranças locais e moradores das comunidades; (2) de gestores públicos, que exerceram papel significativo no PAC-Colônia.
Resultados Instrumentos de análise elaborados e utilizados na pesquisa, tais como o modelo de fichas da análise documental a partir de eixos de análise e os roteiros sistematizados das entrevistas semiestruturadas realizadas com gestores e moradores. Banco de imagens (registros fotográficos) e de mapas, elaborados. A análise qualitativa realizada, resultado da análise documental, de entrevistas e da avaliação urbanística.
Participação na 22ª IUHPE 2016 – World Conference on Healthy Promotion com apresentação do Trabalho “A Percepção de moradores sobre intervenções urbanas em assentamentos populares: o PAC Colônia no contexto da Promoção da Saúde”.
Conclusões/Considerações A pesquisa revelou impactos positivos das intervenções urbanísticas em infraestruturas essenciais, superando situações críticas de precariedade nas condições de habitabilidade, e no esforço intersetorial de planejamento e acompanhamento do projeto. Por outro lado, evidenciou a fragilidade dos processos de gestão participativa e a produção de equipamentos e espaços destinados ao uso público sem relação com demanda, cultura e memória dos lugares.
|