Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC10b - Determinação Social, Desigualdades e Promoção da Saúde

23081 - DETERMINANTES SOCIAIS DE DOENÇAS EM COMUNIDADES QUILOMBOLAS DO SEMIÁRIDO BAIANO.
ROBERTA LIMA MACHADO DE SOUZA - UEFS, EDNA MARIA DE ARAÚJO - UEFS


Apresentação/Introdução
Trata-se de um estudo seccional com 864 quilombolas referente ao Projeto de pesquisa e extensão: NUDES QUILOMBO. Aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UEFS, através do parecer de nº 1.657.664, o qual se encontra vinculado ao projeto mãe: “Avaliação da atenção à saúde da população negra e a intersecção do racismo sobre as práticas de cuidado em estados do nordeste e sudeste brasileiro”.


Objetivos
Analisar os determinantes sociais das doenças em comunidades quilombolas do semiárido baiano, tendo como base modelo teórico hierarquizado elaborado a partir da teoria dos determinantes sociais da saúde de Dahlgren e Whitehead.


Metodologia
Estudo transversal, com 864 quilombolas, ambos os sexos, ≥18 anos, de comunidades quilombolas do semiárido baiano. Foi utilizada amostra sistemática. Aplicou-se três instrumentos validados. Realizou-se análise fatorial exploratória, a partir da correlação tetracórica para identificar doenças mais prevalentes. A análise multivariada, realizada através de modelo hierarquizado definido a priori, foi empregada a partir da análise de regressão logística hierarquizada, para identificar determinantes sociais de doenças em quilombolas. Análise de dados foi através do Stata 12.0. Aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UEFS, sendo respeitado os princípios da resolução 466/12.


Resultados
As doenças mais prevalentes nas comunidades foram: doenças da coluna (38,4%); hipertensão arterial (22,3%) e doenças dos ossos (15,8%). Os principais fatores determinantes da hipertensão arterial foram: não ter banheiro OR=3,69; IC80%:1,36; 10,01 e em relação às doenças de ossos foram: baixo nível de escolaridade OR=1,77; IC80%:1,20; 2,62; autoavaliação negativa de saúde OR=1,64; IC80%:1,15; 2,32.


Conclusões/Considerações
Confirmou-se a hipótese do modelo teórico hierarquizado. As doenças nessa população são determinadas por fatores socioeconômicos, ambientais e das condições de saúde, evidências semelhantes à realidade de outros quilombolas no país. Dessa forma, embora tenha ocorrido avanços após a implementação de políticas públicas, como o Programa Brasil Quilombola, muito ainda necessita ser feito para melhorar a condição de vida e de saúde dessas populações.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360