Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC10b - Determinação Social, Desigualdades e Promoção da Saúde

22470 - MINERAÇÃO E SAÚDE COLETIVA NO SUDESTE PARAENSE: A VIDA NOS ASSENTAMENTOS RURAIS DA AMAZÔNIA
JAX NILDO ARAGÃO PINTO - FIOCRUZ


Apresentação/Introdução
A pesquisa está sendo desenvolvida nos assentamentos rurais de cinco municípios (Marabá, Eldorado dos Carajás, Curionópolis, Parauapebas e Canaã dos Carajás), da mesorregião do sudeste paraense, a mais desenvolvida economicamente do Pará, com o maior número de assentamentos rurais, com graves conflitos socioambientais, pobreza e desigualdades.


Objetivos
Discutir os impactos no processo de produção saúde-doença em populações dos assentamentos rurais do sudeste paraense, resultante da implementação, consolidação e expansão do Programa Grande Carajás - PGC.


Metodologia
Serão realizadas entrevistas com integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST, na Comissão Pastoral da Terra – CPT e INCRA e incursões de campo com questionários semi-estruturados e com observação participante. As pesquisas secundárias nos arquivos do INCRA, CPT, MST, Secretarias Municipais dos municípios da área em estudo, serão indispensáveis.
Os dados de indicadores socioeconômicos e de saúde compõem o conjunto de levantamentos que devem orientar as investigações em campo e subsidiar as discussões do objeto proposto.


Resultados
A pesquisa já identificou que existem 109 assentamentos, a maioria concentrada em Marabá e Eldorado dos Carajás, que na sua totalidade surgiram nos anos de 1980 do século XX. Nos assentamentos vivem 12.422 famílias em condições precárias de vida, sofrendo com os impactos dos projetos de mineração do PGC; não existe saneamento básico e água portável nos assentamentos, pois os córregos, igarapés, lagos estão poluídos em função dos desmatamentos e degradação do solo; os hábitos alimentares incluem o uso excessivo de sódio, pois a alimentação é, em sua maioria, salgada e embutida; o "progresso" do projeto de mineração não chegou para esses assentados da área do PGC.


Conclusões/Considerações
No Pará, os dados indicam que em 2017 a produção mineral deve bater seu recorde histórico. Todo esse crescimento em milhões de toneladas em minério de ferro proporciona o que é apregoado pela Vale, o “progresso”, no entanto conduz um conjunto de impactos socioambientais, deteriorização da qualidade de vida da população da região: comunidades tradicionais, agricultores familiares dos assentamentos da região, moradores das cidades do seu entorno.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360