27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC10a - Determinação Social, Desigualdades e Promoção da Saúde |
26527 - CULTIVANDO SAÚDE CHRISTINA SILVA - PREFEITURA DE BELO HORIZONTE, ROBERTA VIEGAS MAGALHÃES - PREFEITURA DE BELO HORIZONTE, GABRIELA CAMPANHA - PREFEITURA DE BELO HORIZONTE, RICARDO MONTE-MOR - PREFEITURA DE BELO HORIZONTE, MARGARIDA BICALHO - PPREFEITURA DE BELO HORIZONTE
Período de Realização O projeto teve iício em março de 2016 até a presente data.
Objeto da Experiência A criação de uma pequena horta comunitária em uma Unidade Básica de Saúde da Atenção Primária do município de Belo Horizonte.
Objetivos Desenvolver ações de educação em saúde em parceria com as ESF e Conselho Local de Saúde; incentivar a adoção de hábitos saudáveis; estimular a alimentação saudável; utilizar os alimentos produzidos na horta junto a grupos de promoção a saúde; incentivar a criação de hortas urbanas.
Metodologia Para o desenvolvimento do projeto foram realizadas parcerias junto à comunidade, e tivemos apoio do Programa Alimentar e Nutricional da Prefeitura de Belo Horizonte, que visa a mobilização e educação para o consumo alimentar. Um técnico do programa compareceu no local para viabilizar a criação da horta, e os materiais para a implantação e manutenção da horta foram adquiridos por meio dos trabalhadores que se mobilizaram, representantes da comunidade e técnicos do programa.
Resultados Foi possível identificar melhoria na ambiência da Unidade, com a localização da horta próxima ao consultório de odontologia, local aonde se crescia uma mata densa com grande proliferação de mosquitos. Os sucos verdes com hortaliças colhidas são oferecidos nas ações de promoção da saúde e a proposta é incentivar a participação de todos no cuidado da horta como uma maneira de cuidar da Unidade e colher os frutos que a horta proporciona de maneira saudável gratuita.
Análise Crítica Avaliamos que a melhoria da ambiência da Unidade para os trabalhadores e a possibilidade de oferecer aos usuários maneiras simples e com pouco custo de produzir o seu próprio alimento da maneira mais saudável possível, contribui para uma melhoria da saúde e estimula toda a comunidade a utilizar esse método na sua vida cotidiana. Pequenas mudanças podem produzir grandes diferenças na produção de cuidado e a agricultura urbana é um método simples e viável para todos.
Conclusões e/ou Recomendações Conclui-se que a agricultura urbana valoriza a cultura do conhecimento popular, bem como fortalece os vínculos da comunidade, apresentando –se como alternativa para a implantação de políticas públicas na direção de melhoria das condições de vida das pessoas e suas comunidades. Precisamos nos atentar para práticas que valorizam o saber popular com o saber técnico-científico, o que fortalece a viabilidade de ações de promoção à saúde.
|