Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC10a - Determinação Social, Desigualdades e Promoção da Saúde

23734 - MÃES DE RISCO: UMA ENTIDADE REAL OU CLASSIFICATÓRIA?
ÉRICA MARVILA GARCIA - USP, KATRINI GUIDOLINI MARTINELLI - ENSP, ADAUTO EMMERICH OLIVEIRA - UFES, SILVANA GRANADO NOGUEIRA DA GAMA - ENSP, CAROLINA DUTRA DEGLI ESPOSTI - UFES, EDSON THEODORO DOS SANTOS-NETO - UFES


Apresentação/Introdução
A classificação do risco gestacional tornou-se o principal instrumento na definição da conduta da assistência no pré-natal, porém não é tão simples definir o melhor método a ser utilizado na determinação desse risco. Avaliar o risco e seus determinantes torna-se um processo complexo, pois o conceito associa-se às possibilidades da associação entre um fator e um dano.


Objetivos
O objetivo do estudo é analisar o risco gestacional por diferentes métodos de classificação.


Metodologia
Estudo transversal de base populacional, com amostra representativa de puérperas residentes em duas regiões administrativas do Espírito Santo, internadas na rede pública de saúde, por ocasião do parto. Realizou-se a classificação de risco gestacional segundo dois métodos: Ministério da Saúde do Brasil (MSB), Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), e o autorrelato da puérpera (AP). Testou-se a concordância entre os métodos e o autorrelato da puérpera, por meio dos testes Kappa e Kappa ajustado pela prevalência e a verificação da tendência de discordância por meio do teste de McNemar.


Resultados
No método MSB os fatores que mais contribuíram foram: situação conjugal insegura (19,2%); peso pré-gestacional inadequado (17,7%); uso de fumo e álcool (17,7%); intervalo interpartal <2 anos (25,4%); exposição ao risco ocupacional (27,0%). Já no método da OPAS os problemas de saúde bucal foram mais significativos (42,2%). Em ambas, a história de aborto (18,5% - MS e 22,8% - OPAS), cirurgia uterina anterior (49,8% - MS e OPAS), ganho de peso inadequado e muito inadequado (67,1%), infecção de urina (27,8%), anemia (29,5%) e hipertensão gestacional (10,2%) prevaleceram. A concordância entre os métodos foi moderada e ruim (Kappa 0,45 a 0,01), com tendência à discordância (p-valor<0,001).


Conclusões/Considerações
O risco gestacional analisado por diferentes métodos de classificação de risco demonstrou pouca similaridade nos resultados, o que torna necessária a opção por uma classificação de risco gestacional clara e operacional para saúde gestacional.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360