29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC2p - Alimentação e Nutrição: Segurança Alimentar e Nutricional V |
28208 - VIVÊNCIAS EXPRESSIVAS EM NUTRIÇÃO COM GRUPO DE MULHERES DE COMUNIDADE VULNERÁVEL: RELATO DE EXPERIÊNCIA ZELINDA ANDRADE DOS SANTOS - UNIRIO, RAFAELLA SILVA ASSUMPÇÃO - UNIRIO, GEOVANNY DA SILVA CANNES - UNIRIO
Período de Realização As ações realizadas referem-se aos anos de 2016 e 2017.
Objeto da Experiência Oficinas de educação alimentar e nutricional em Projeto de Extensão da UNIRIO com grupo de mulheres em comunidade socialmente vulnerável.
Objetivos Contribuir para a promoção da saúde de mulheres idosas e adultas, estimulando reflexão sobre práticas alimentares que afetam a saúde e o ambiente. Oferecer espaço de expressão do potencial criativo, troca de experiências e relaxamento de tensões.
Metodologia Sob a ótica participativa e ampla de saúde, ações em oficinas semanais abrangem: atelier de reaproveitamento de materiais com criação de objetos estéticos e utilitários; oficinas de educação alimentação e nutricional por meio de palestras, discussão rodas de conversa sobre questões de saúde do grupo (hipertensão, sobrepeso, obesidade, diabetes), oficinas de culinária; exercícios corporais incluindo respiração, imaginação criativa, relaxamento e respiração, dança.
Resultados - Em oficinas de atelier: objetos criados foram vendidos na exposição anual; foram vivenciadas oficinas culinárias com receitas reformuladas, sem ultraprocessados. Temas: Alimentação e saúde bucal, Sódio e açúcar nos ultraprocessados e riscos à saúde; Descarte do óleo; Horta doméstica; Conversando sobre chás; Dengue e chikungunya; Rotulagem de alimentos. E materiais educativos incluíram: cartazes, murais, folders, cartilhas. Passaram a usar chás e sucos em lugar de refrigerante e café.
Análise Crítica Reaproveitar materiais é ação sustentável, possibilita reduzir e retardar seu descarte no ambiente e deixa orgulhosas suas criadoras na exposição anual, onde vendem os trabalhos. Expressar criatividade, sentimentos, ajuda a relaxar tensões do cotidiano, traz benefícios, tratando-se de mulheres hipertensas e com questões sociais perturbadoras. Apesar de resistências a mudanças de hábitos alimentares, sugestões de chá e de suco em vez de café e refrigerante no lanche foi ganho muito positivo.
Conclusões e/ou Recomendações Utilizando múltiplas abordagens, o projeto beneficia mulheres idosas e adultas, propiciando vivência prática da alimentação e nutrição relacionada às suas questões de saúde. Suas falas expressaram contentamento e orientaram para a continuidade das ações no grupo. Atuando no projeto, bolsistas e voluntários podem aplicar e ampliar conhecimentos acadêmicos em situações concretas, o que contribui para a formação acadêmica e crescimento pessoal.
|