Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC2p - Alimentação e Nutrição: Segurança Alimentar e Nutricional V

27012 - EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SEGURANÇA ALIMENTAR EM ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE MATINHOS, PARANÁ
AFONSO TAKAO MURATA - UFPR, JUCÉLIA REGINA SILVA DE SENE - UFPR, MARÍLIA PINTO FERREIRA MURATA - UFPR


Apresentação/Introdução
A pesquisa foi desenvolvida pautada pela indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão desenvolvendo atividades de Educação Ambiental e Segurança Alimentar voltadas para a sensibilização da alimentação saudável por parte dos alunos de uma escola Municipal, localizado no Município de Matinhos, estado do Paraná.


Objetivos
Promover educação alimentar e nutricional, motivar os alunos e professores no combate da obesidade na infância e aprofundar conhecimentos sobre os malefícios dos agrotóxicos na alimentação.


Metodologia
Os dados foram coletados, após a assinatura do termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) pelos pais dos alunos, em oficinas. Oficina 1 - “Desenhar os alimentos que costumam comer diariamente”; Vídeo: Conhecendo os alimentos com o Sr Banana. Oficina 2 - Vídeo: “Dieta Saudável”, Desenhar alimentos bons e ruins para a saúde. Oficina 3 - Vídeo: Programa Globo Repórter - “Alunos de Jundiaí – SP”. Fazer os recortes de alimentos saudáveis e ruins para a saúde e colar num painel. A análise de dados se deu pela interpretação dos desenhos e pelas fichas de campo dos pesquisadores pelo método de análise de conteúdo com fundamento em Bardin (2011)


Resultados
Atividade 1 - De acordo com os desenhos dos alunos, notamos que o consumo de frutas, verduras e legumes é baixo e com pequena diversidade. Atividade 2 - Na segunda atividade, ficou evidente que após as atividades e os vídeos os estudantes compreenderam a diferença dos alimentos que são bons e os que podem ser ruins para a saúde se consumidos em excesso. Atividade 3 – Pela análise dos cartazes a alface, maçã e cenoura foram a que mais apareceram de todos os grupos sendo os mais escolhidos pelos estudantes para serem cultivados na horta da escola. Foi observada a necessidade de se realizar mais intervenções para informá-los sobre as plantas e tipos de plantas.


Conclusões/Considerações
Pela análise dos dados coletados pode-se observar que: é necessário dar atenção especial para a alimentação no ambiente escolar; a renda familiar influencia diretamente no acesso e escolha dos alimentos; a mídia tem influencia direta no hábito alimentar de crianças e adolescentes; e os alunos tinham noção do que era alimento saudável, mas sabiam muito pouco sobre os agrotóxicos.

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