29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC2p - Alimentação e Nutrição: Segurança Alimentar e Nutricional V |
24371 - A (IN)SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL EM UM QUILOMBO BRASILEIRO: O RELATO DE UMA GRATA EXPERIÊNCIA. VIVIANE RANGEL DE MUROS PIMENTEL - NÚCLEO DE ESTUDOS EM SAÚDE COLETIVA - UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
Período de Realização Este trabalho foi realizado em Maio de 2016.
Objeto da Experiência Experiência vivenciada em uma comunidade quilombola titulada, localizada na Cidade Ocidental - Goiás, após consentimento voluntário dos participantes.
Objetivos Conhecer a percepção da comunidade sobre “Segurança Alimentar e Nutricional (SAN)” e propor uma reflexão a respeito da incipiência do uso de indicadores de monitoramento e avaliação sobre a situação da SAN em quilombos brasileiros para elaboração das políticas públicas de saúde existentes.
Metodologia Trata-se de um relato de experiência. A escolha amostral foi realizada por conveniência, levando-se em consideração os fatores: ser um território devidamente titulado, acesso à comunidade e aceitação voluntária em participar. Após seleção foi agendada a visita, realizada em Maio de 2016. Participaram da roda de conversa lideranças comunitárias e demais integrantes da comunidade que se dispuseram, totalizando 05 pessoas. O instrumento utilizado foi um questionário aberto, com ideias norteadoras.
Resultados Os relatos apontam para grandes desafios rumo ao cumprimento de seus direitos à saúde e sócio-culturais. A desconsideração de aspectos culturais referentes aos hábitos, gostos e costumes, atrelada à dificuldades no acesso à alimentação variada e em quantidade suficiente, quer seja pela sazonalidade ou pelo acesso físico e/ou financeiro, tem comprometido a qualidade de vida e bem-estar e consequentemente a saúde na comunidade quilombola da Cidade Ocidental.
Análise Crítica Reconhece-se a necessidade de ampliação deste estudo para embasar uma real intervenção que viabilize a concretização dos preceitos intrínsecos no conceito de Segurança Alimentar e Nutricional. No entanto, publicações já têm apontado para realidades e necessidades semelhantes às encontradas, especialmente em relação à necessidade de se repensar a repactuação entre diversas áreas setoriais de modo a viabilizar a garantia da segurança alimentar e nutricional em quilombos brasileiros
Conclusões e/ou Recomendações Permanece acesa a chama da necessidade de pactuação de ações que viabilizem a superação de demandas emergenciais e estruturais existentes no acesso a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, de modo permanente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, premissas estas preconizadas no próprio entendimento do que se compreende ao falarmos em “Segurança Alimentar e Nutricional". Do contrário, o que se tem é a (IN)SEGURANÇA.
|