29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC2p - Alimentação e Nutrição: Segurança Alimentar e Nutricional V |
23978 - O POTENCIAL DO PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS (PAA) NA PROMOÇÃO DE DIETAS SUSTENTÁVEIS NOS RESTAURANTES UNIVERSITÁRIOS DA UFRGS LUDYMILA SCHULZ BARROSO - UFRGS, ELIZIANE NICOLODI FRANCESCATO RUIZ - UFRGS
Apresentação/Introdução Dietas sustentáveis são dietas de baixo impacto ambiental, que contribuem para a Segurança Alimentar e Nutricional e vida saudável para as gerações atuais e futuras. Também, são protetivas e respeitosas quanto à biodiversidade e ecossistemas, culturalmente aceitas, acessíveis econômica e espacialmente, nutricionalmente adequadas, seguras e saudáveis, enquanto otimizam recursos naturais e humanos.
Objetivos O objetivo desta pesquisa foi analisar o potencial do PAA em promover dietas mais sustentáveis, do ponto de vista ambiental, no Restaurante Universitário (RU) da Universidade Federal do Rio Grande Do Sul.
Metodologia Desde 2016, por meio do PAA, a UFRGS vem adquirindo alimentos da Agricultura Familiar (AF). Nesse sentido, buscou-se nos contratos firmados entre a UFRGS e cooperativas de AF no período de janeiro a dezembro de 2017, todos os fornecedores de vegetais, totalizando seis grupos participantes. A partir disto, foram realizadas entrevistas com os representantes legais de cada cooperativa, buscando identificar aspectos referentes à sustentabilidade ambiental na produção destes alimentos. O questionário semi-estruturado teve como foco alguns dos seguintes elementos: método de produção dos fornecedores; modo de aquisição de mudas e sementes; práticas de adubação; e, práticas de controle de pragas.
Resultados Identificou-se que duas cooperativas produzem de modo totalmente orgânico e nenhuma, de modo agroecológico; o predomínio foi de produção convencional, com uso de defensivos químicos. As duas cooperativas de produção totalmente orgânica, apesar de produzirem mudas orgânicas, também adquirem mudas e sementes do mercado convencional, que podem conter defensivos químicos. Referente às práticas de adubação e controle de pragas, três cooperativas indicaram manejo químico, em contrapartida de cinco apontamentos para algum tipo manejo orgânico, o que demonstra que mesmo em produção convencional, alguns manejos orgânicos estão sendo aplicados.
Conclusões/Considerações O PAA mostrou-se um potencial promotor de uma produção e, consequentemente, alimentação mais sustentável para os RUs, uma vez que famílias produzem de modo totalmente orgânico e outras se encaminham para isto, através de produção mista. Assim, conclui-se que há passos necessários, mas factíveis para ampliar a produção e a compra de alimentos orgânicos e agroecológicos que preservam a biodiversidade, os ecossistemas e a saúde.
|