29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC2p - Alimentação e Nutrição: Segurança Alimentar e Nutricional V |
21645 - PROJETOS DE PROMOÇÃO DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL: O CASO DA ITESS/UFGD ANGÉLICA MARGARETE MAGALHÃES - UFGD, MARIANA JUSTINO MASUGOSSA - UFGD, DARA NASCIMENTO DA SILVA - UFGD, AMANDA MARIA GONÇALVES DE LIMA - FAG, IASMIN LEE - UFGD, GABRIEL CAMARA ZAMPIERI - UFGD, CAROLINE MOMENTE MARTINS SATURNINO - UFGD
Período de Realização Relato de projetos desenvolvidos no período de março de 2013 a dezembro de 2017.
Objeto da Experiência Incubação de grupos de mulheres vinculadas a empreendedorismo social e solidário, que atuam com agricultura familiar e produção de alimentos.
Objetivos Este trabalho teve por objetivo listar os projetos de Segurança Alimentar e Nutricional, desenvolvidos na Incubadora de Tecnologias Sociais e Solidárias da Universidade Federal da Grande Dourados - ITESS/UFGD junto a comunidades quilombolas, indígenas e assentados da Reforma Agrária.
Metodologia Estudo documental, baseado em levantamento de dados constantes em Livros de Registros, Atas, relatórios do Sistema de Informação e Gestão de Projetos do Ministério da Educação – SIGProj/MEC e Publicações científicas. Foram listados os projetos de extensão universitária, desenvolvidos junto a comunidades rurais indígenas, quilombolas e assentados da Reforma Agrária, que tinham por objetivo promover a garantia do Direito Humano à Alimentação adequada, ou seja Segurança Alimentar e Nutricional.
Resultados Foram identificados 10 projetos: Treinamentos sobre condicionalidades do Programa Bolsa Família. Capacitação sobre compra direta da Agricultura Familiar. Verificação da composição da cesta de alimentos distribuídas a indígenas. Implantação de uma horta didática agroecológica. Oficinas de gastronomia aplicada. Agroindustrialização artesanal de frutas e hortaliças. Restaurante Escola. Capacitação sobre higiene de alimentos. Lanchonete escola. Feira de produtos típicos e alimentos orgânicos.
Análise Crítica Essa experiência proporcionou melhor entendimento e valorização da produção e consumo de alimentos, além de impactos sobre a qualidade de vida, que podem ser: maior variedade na alimentação com aproveitamento integral de alimentos, aprendizado de novas preparações culinárias, novas forma de preparar comidas típicas com redução de sal, açúcares e gorduras, maior cultivo de alimentos orgânicos, com aumento no autoconsumo, e possibilidade de geração de renda através da comercialização de produtos.
Conclusões e/ou Recomendações Concluindo, a ITESS/UFGD pode ser considerada modelo de Incubadora Social como promotora de ações de SAN. Incubadora sociais podem ser aliados à promoção da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) desde que estimulem a criação de novos empreendimentos que levam à geração de renda, orientam para adoção de práticas alimentares saudáveis, contribuindo para inclusão social e disseminação de conhecimento a comunidades consideradas excluídas.
|