Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC2o - Alimentação e Nutrição: Estudos epidemiológicos de grupos populacionais IX

25212 - CONHECIMENTO SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E SUA RELAÇÃO COM O EXCESSO DE PESO EM UNIVERSITÁRIOS
NAYANA OLIVEIRA DO VALE - UNIFOR, NAIANA ANCHIETA MENDES MELO - UNIFOR, GABRIELA PESSOA MARINHO HOLANDA - UNIFOR, LUÍZA VALESKA DE MESQUITA MARTINS - UNIFOR, CARLA CHRISTINA PEREIRA DA SILVA GODINHO - UNIFOR, SORAYA DA SILVA TRAJANO - UNIFOR, NATASHA TEIXEIRA MEDEIROS - UNIFOR, ILANA NOGUEIRA BEZERRA - UNIFOR, ANA MARIA FONTENELLE CATRIB - UNIFOR, ANA PAULA VASCONCELLOS ABDON - UNIFOR


Apresentação/Introdução
As Políticas Nacionais de Promoção de Saúde incentivam a alimentação saudável (AS) devido ao seu papel determinante na prevenção de alterações metabólicas. A obesidade é considerada um agravo de saúde pública e a Universidade, por sua vez, é um local de ações educativas de conscientização sobre qualidade de vida.


Objetivos
Avaliar a relação entre o conhecimento sobre alimentação saudável e o excesso de peso em universitários.


Metodologia
Estudo quantitativo, transversal e analítico, realizado na Universidade de Fortaleza entre abril e novembro de 2017. Participaram 512 universitários de 9 cursos da área da saúde, com idade mínima de 18 anos e ambos os sexos. A amostra foi não probabilística e por conveniência, aferiu-se antropometria e utilizou-se dois questionários para coleta de dados socioeconômicos, promoção da saúde em ambiente universitário e conhecimento sobre AS. Utilizou-se regressão logística pelo SPSS versão 20.0.


Resultados
Entre os alunos, 393 (76,8%) tinha 24 anos de idade ou menos, 357 (69,7%) era do sexo feminino e 261 (51%) da raça branca. Em relação à AS, 263 (51,4%) não consideraram que os restaurantes oferecem opções saudáveis, 434 (84,8%) não participam de atividades de AS realizadas na Universidade e 368 (71,9%) desconhecem conceitos sobre AS. Do total, 147 (37,5%) apresentaram excesso de peso. Houve associação significativa entre excesso de peso e sexo feminino, faixa etária superior ou igual a 25 anos (OR= 1,85; IC 95%: 1,02-3,37), cursar o último ano (OR= 1,77; IC 95%: 1,06-2,96) e ter conhecimento sobre AS (OR=2,31; IC 95%: 1,37-3,92).


Conclusões/Considerações
Evidenciou-se elevado excesso de peso, desconhecimento sobre AS e não participação em ações sobre promoção da saúde. Dessa forma, o papel da Instituição poderá ser de suma importância no estímulo à saúde, pois é um local de formação do profissional englobando saberes, atitudes e valores que vão além do ambiente universitário, podendo influenciar também sua qualidade de vida.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360