Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC2n - Alimentação e Nutrição: Estudos epidemiológicos de grupos populacionais VIII

27046 - CONSUMO DE ANTIOXIDANTES NA DIETA DE GESTANTES: FATOR DE PROTEÇÃO PARA O SURGIMENTO DO DIABETES GESTACIONAL?
FERNANDA LEMOS SOARES - FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, FLAVIA KIMURA OKAMOTO - FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, ANNA KARENINA AZEVEDO MARTINS - ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, VIVIANE ABREU NUNES CERQUEIRA DANTAS - ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO


Apresentação/Introdução
O diabetes gestacional (DG) é definido como intolerância a carboidratos e hiperglicemia, com início no segundo trimestre da gravidez, relacionando-se à incapacidade das células β responderem à demanda aumentada por insulina. Considerando que o estresse oxidativo tem sido implicado na morte de células β, investigamos se há relação entre o consumo de antioxidantes na dieta e o surgimento do DG.


Objetivos
Elaborar um instrumento para determinar a quantidade de antioxidantes presentes na dieta de gestantes com ou sem diagnóstico de DG, além de verificar se há relação entre a quantidade de antioxidantes consumidos e o desenvolvimento do DG.


Metodologia
Foi elaborado e adaptado um questionário de frequência alimentar (QFA) contendo cerca de duzentos itens alimentares, divididos em categorias e agrupados de acordo com suas características, levando em consideração a frequência de ingestão e diferentes opções de porções em relação à porção média. O instrumento foi aplicado em entrevistas com gestantes diagnosticadas (grupo experimental - DG) ou sem DG (grupo controle). Além disso, houve a construção de uma tabela (TCA) para o cálculo do conteúdo dos antioxidantes presentes no QFA.


Resultados
Entrevistou-se 40 mulheres, distribuídas em dois grupos. No grupo controle, a idade média das mulheres foi de 33,5 anos, idade gestacional média de 29 semanas, e em sua maioria com IMC entre 25 e 30 kg/m². Para o grupo DG, a idade média das mulheres foi de 33,7 anos, idade gestacional média de 33,9 semanas, e metade dessas possuíam IMC superior a 30kg/m². Com relação ao consumo de antioxidantes, verificou-se consumo maior no grupo controle do que no DG, respectivamente: Vit A 5.602,45 µg x 4.740,75 µg; Vit C 940,13 mg x 630,46 mg; Vit E 58,72 mg x 45,10 mg; selênio 259,66 µg x 248,54 µg; flavonoides 447,24 µg x 355,31 µg; antocianina 12,52 µg x 7,40 µg e licopeno 6.342,45 µg x 5.737,74 µg.


Conclusões/Considerações
Os resultados nos permitem dizer que os instrumentos elaborados são adequados para a avaliação do conteúdo de antioxidantes na dieta das gestantes. Embora a amostra ainda seja pequena, os dados apontam para uma possível relação entre o consumo desses nutrientes e o DG. Tais resultados devem colaborar para o melhor entendimento da fisiopatologia da doença, orientando o planejamento de ações de saúde pública e visando o controle e prevenção do DG.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360