Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC2n - Alimentação e Nutrição: Estudos epidemiológicos de grupos populacionais VIII

25130 - ASSOCIAÇÃO DO GANHO DE PESO GESTACIONAL COM DESFECHOS DA CRIANÇA
ROBERTA GABRIELA PIMENTA DA SILVA ARAÚJO - ENSP/FIOCRUZ, ANA PAULA ESTEVES PEREIRA - ENSP/FIOCRUZ, THELMA BRANDÃO - INJC/FIOCRUZ, DENISE CAVALCANTE DE BARROS - ENSP/FIOCRUZ, CLÁUDIA SAUNDERS - INJC/FIOCRUZ, SILVANA GRANADO NOGUEIRA DA GAMA - ENSP/FIOCRUZ


Apresentação/Introdução
O ganho de peso gestacional é um preditor a curto e a longo prazo para desfechos da gestação. Alguns estudos demonstram que um maior ganho de peso gestacional (GPG) está associado com a diminuição do risco de baixo peso ao nascer (BPN) e pequeno para idade gestacional (PIG), mas com maior chance de crianças macrossômicas e grandes para a idade gestacional (GIG).


Objetivos
examinar as associações do ganho de peso gestacional de mulheres adultas durante a gestação com e desfechos da saúde da criança.


Metodologia
Trata-se de estudo transversal com 19.008 mulheres e seus conceptos, integrante do Estudo Nascer no Brasil. Devido à falta de informação de peso ou estatura, optou-se por uma imputação múltipla do IMC pré-gestacional. Para cada categoria de Índice de Massa Corporal (IMC, kg/m2), foi realizada uma regressão logística para os desfechos baixo peso, macrossomia e PIG, GIG. Utilizou-se o IOM 2009 para avaliar o GPG, segundo IMC e o INTERGROWTH 21th para a classificação das crianças em PIG e GIG.


Resultados
A média de IMC era 24,13kg/m2 (dp=4,50) e a de GPG era de 13,69Kg (dp=6,2). A prevalência para baixo peso era de 7,71%, para macrossomia 4,85%, PIG era 6,48% e GIG era 15,48%. Mulheres que iniciaram a gestação com IMC pré-gestacional de baixo peso e normal e com GPG abaixo das recomendações do IOM, apresentaram maior chance de terem crianças BPN e PIG. As mulheres que tiveram GPG excessivo, com exceção daquelas com obesidade pré gestacional, tiveram maior chance de terem crianças GIG. As mulheres com IMC normal e sobrepeso com GPG excessivo tiveram maior chance de terem crianças com macrossomia. As mulheres obesas que tiveram GPG abaixo foi fator de proteção para a macrossomia.


Conclusões/Considerações
Faz-se necessária uma avaliação das recomendações de GPG para as mulheres com obesidade, pois ganhar menos foi fator de proteção para crianças macrossômicas, alertando que embora o IOM tenha levado em consideração que uma grande parcela das mulheres chega à gestação com algum grau de obesidade, há um risco para a macrossomia.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360