Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC2m - Alimentação e Nutrição: Atenção nutricional III

29002 - ACOMPANHAMENTO DO ESTADO NUTRICIONAL DE PACIENTES COM TUBERCULOSE PULMONAR
JOSÉ LUIZ FERNANDES VIEIRA - UFPA, GIVAGO DA SILVA SOUZA - UFPA, LEILIANE DE CARVALHO CORDEIRO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ, ANDREA DAS GRAÇAS FERREIRA FRAZÃO - UFPA


Apresentação/Introdução
A tuberculose é uma doença infecto contagiosa, considerada uma das maiores causas de morte por doença infecciosa em adultos. No Brasil, os casos de TB representam 0,9% dos casos estimados no mundo (WHO, 2017). A relação entre TB pulmonar e nutrição tem sido apontada como um aspecto importante para a efetividade da resposta imunológica do hospedeiro à doença (MIYATA; TANAKA; IHAKU, 2013). .


Objetivos
Descrever a evolução do estado nutricional de pacientes com tuberculose pulmonar sensível no inicio e no final do esquema terapêutico medicamentoso.


Metodologia
Estudo de coorte com pacientes adultos acompanhados em uma unidade básica de saúde entre 2015 e 2016. Foram incluídos os pacientes com diagnóstico de tuberculose pulmonar. Foram excluídos soropositivos para HIV. Foram coletados o peso e altura para o cálculo do índice de massa corporal e posterior classificação do estado nutricional. Os procedimentos seguiram as orientações do Ministério da Saúde. Para verificar diferenças nos valores médios mensais de peso foi aplicado o teste t de Student. Para verificar a independência entre as variáveis sexo e estado nutricional, foi aplicado o teste G. O nível de significância aceito foi p≤ 0,05. Os dados foram analisados no programa STATA.


Resultados
Participaram 61 pacientes, sendo 62% homens e 38% mulheres. Houve diferença estatisticamente significativa na evolução do peso médio em quilogramas, entre os sexos com variação de 0,9 kg para os homens e 5,6 kg para as mulheres (Tabela 1). Os homens apresentaram diminuição na condição de eutróficos e obesidade e considerável aumento de excesso de peso (7,7% para 20,5%). Houve diferença estatisticamente significativa (p=0,032) quando analisadas as três condições no inicio e no final do tratamento. No caso das mulheres ocorreu diminuição das condições de baixo peso e obesidade e aumento do número de eutróficas e com excesso de peso (Tabela 2).



Conclusões/Considerações
A evolução do estado nutricional mostrou aumento de peso associado com o sexo feminino e com o período final do tratamento.
O acompanhamento nutricional de pacientes com TB não integra o conjunto de procedimentos ofertados pelo Sistema Único de Saúde-SUS, contudo pode contribuir para o sucesso do tratamento e recuperação dos pacientes.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360