29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC2m - Alimentação e Nutrição: Atenção nutricional III |
25784 - GRUPO COMO APOIO PARA USUÁRIOS DE UMA UNIDADE DE SAÚDE: A ANGUSTIANTE ESPERA PELA CIRURGIA BARIÁTRICA DAFNE PAVÃO SCHATTSCHNEIDER - UFCSPA, MARIANA ESPÍNDOLA ROBIN - UFRGS, MARIA ELISA TROGLIO FRÓES - PMPA-SMS, ELIZIANE NICOLODI FRANCESCATO RUIZ - UFRGS
Período de Realização 27 de setembro a 5 de dezembro de 2016.
Objeto da Experiência Grupo intitulado “Além do Peso “.
Objetivos Como estagiárias de nutrição do NASF, auxiliar, através de um trabalho interprofissional, de apoio e de escuta, os usuários de uma Unidade de Saúde (US) de Porto Alegre encaminhados para cirurgia bariátrica que estavam sem acompanhamento.
Metodologia Os temas dos encontros foram construídos em conjunto com as equipes do NASF e da US e com as necessidades postas pelos usuários. O primeiro encontro foi uma roda com de conversa, com escuta e diagnóstico do grupo, os temas dos encontros seguintes foram definidos a partir do 1º encontro: saciedade e escolhas alimentares; autoimagem, percepção corporal e comportamento alimentar; saúde da mulher e técnicas de mindfulness; escolhas alimentares e estilo de vida; avaliação do grupo e despedida.
Resultados Entendemos a necessidade dos usuários em ter um apoio no tratamento da obesidade a partir de falas como “não sou mais vista como pessoa, apenas como doença, gorda. ”. Percebeu-se a dificuldade, na fala dos participantes, para a perda de peso, com importante aspecto psicossocial. Posto isso, apreendemos, com o grupo, alternativas de como trabalhar com a obesidade além do enfoque no binômio saúde-doença, mas sim com um olhar sob a saúde e qualidade de vida dos indivíduos, sem culpabiliza-los.
Análise Crítica Destacou-se nos encontros a forma que a sociedade enxerga os obesos, o estigma que sofrem, inclusive ao serem atendidos em serviços de saúde. Esses fatores, são fundamentais para um emagrecimento saudável, porém, são muitas vezes negligenciados, visto que, o tratamento da obesidade tem um enfoque predominante no binômio saúde-doença, pensando apenas no emagrecimento, sem um olhar mais abrangente da realidade vivida pelos indivíduos, tão pouco com o trabalho Inter profissional necessário.
Conclusões e/ou Recomendações Foi possível apreender o papel que grupo teve como rede de apoio para esses indivíduos, que, se sentiam estigmatizados e desamparados perante a sociedade. Alguns participantes tiveram melhoras alimentares e uma melhor relação com a comida a partir das discussões realizadas nos encontros, bem como um maior vínculo com a US. Recomenda-se, para um maior sucesso no tratamento da obesidade, um olhar multifatorial, além da redução de peso.
|