Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC2m - Alimentação e Nutrição: Atenção nutricional III

25298 - FRAGILIDADES NO CUIDADO EM SAÚDE ÀS PESSOAS COM DESORDENS RELACIONADAS AO GLÚTEN
JULIANA CRUCINSKY CARVALHO DA SILVA - UERJ, JORGINETE DE JESUS DAMIÃO - UERJ, INÊS RUGANI RIBEIRO DE CASTRO - UERJ


Apresentação/Introdução
As desordens relacionadas ao glúten (DRG) são condições crônicas, de origem autoimune ou não, desencadeadas pela exposição contínua ao glúten. Elas afetam de 1 a 6% da população. A falta de conhecimento dos profissionais de saúde sobre as DRG e as dificuldades relacionadas ao cuidado em saúde resultam em uma peregrinação na busca pelo diagnóstico e pelo tratamento


Objetivos
Compreender as fragilidades no cuidado em saúde percebidas por pessoas com DRG


Metodologia
Estudo qualitativo virtual com o Grupo Viva Sem Glúten, da rede social Facebook, maior comunidade online de pessoas com DRG e seus familiares. Foram pesquisados os registros armazenados no grupo, utilizando-se palavras-chave para levantar o maior número possível de dados sobre o cuidado em saúde das pessoas com DRG no período entre setembro de 2011 e fevereiro de 2017. Os dados foram agrupados em categorias com auxílio do software NVivo. Foi realizada análise de conteúdo, com ênfase na análise temática com base em referenciais teóricos sobre o cuidado em saúde


Resultados
Os achados do estudo possibilitaram traçar um panorama do que é (con)viver com DRG no Brasil. Foi possível identificar situações de insegurança alimentar e nutricional, preconceito inclusive de gênero, isolamento social e sofrimento emocional/psicológico envolvendo as pessoas DRG. A peregrinação em busca de diagnóstico e tratamento faz com que muitos excluam o glúten por conta própria e que não sejam diagnosticados. Há relatos sobre a falta de humanização dos profissionais de saúde, além de fragilidades no cuidado em saúde e exposição ao glúten e a contaminação em ambientes hospitalares. O Grupo VSG se mostrou um espaço de apoio imprescindível para as pessoas com DRG e familiares.


Conclusões/Considerações
As fragilidades no cuidado em saúde das pessoas com DRG são grandes, sendo frequentes as situações de insegurança alimentar e nutricional e de complicações causadas pelo diagnóstico tardio. São urgentes estratégias de qualificação dos profissionais de saúde e de melhoria da rede de assistência à saúde. Também é necessária a criação de políticas públicas que garantam o acesso à alimentação adequada e saudável às pessoas com DRG.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360