Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC2m - Alimentação e Nutrição: Atenção nutricional III

23621 - ATENDIMENTO NUTRICIONAL EM GRUPO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM EXCESSO DE PESO EM UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DA ZONA OESTE DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO
CLÁUDIA CHRISTINA SOBRINHO DO NASCIMENTO - POLICLINICA CARLOS ALBERTO NASCIMENTO/SMSRJ, DAIANA BELEN LOPEZ - UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO/UCB


Período de Realização
De janeiro de 2015 a outubro de 2017, no ambulatório de Nutrição de uma unidade básica de saúde.


Objeto da Experiência
O presente trabalho vem relatar a experiência de atendimento nutricional em grupo para crianças e adolescentes com excesso de peso.


Objetivos
Descrever a experiência do atendimento em grupo de crianças e adolescentes com sobrepeso e obesidade acompanhadas pelo ambulatório de Nutrição em Unidade de Saúde da zona oeste do Município do Rio de Janeiro.


Metodologia
De janeiro de 2015 a outubro de 2017, o ambulatório de Nutrição realizou atendimento mensal de orientação nutricional em grupo para crianças e adolescentes com sobrepeso e obesidade, encaminhados pela Pediatra da unidade. Foram formados dois grupos, um para menores de 10 anos de idade e o outro para 10 anos ou mais. As atividades educativas foram interativas e dinâmicas voltadas para promoção da alimentação saudável e da prática de atividade física. O atendimento individual também foi realizado.


Resultados
Foram avaliadas 37 crianças e adolescentes, sendo 64,8% meninas. A média de idade foi 9,7 anos (DP ±3,11). O estado nutricional inicial avaliado pelos escores Z do Índice de Massa Corporal para Idade (IMC/I) teve média de 3,22 (DP ±1,15), com obesidade grave em 51,3%. Na avaliação do crescimento, 02 adolescentes (5,4%) apresentaram baixa estatura para idade. Durante o período de acompanhamento (média 8,4 meses), houve manutenção ou redução do IMC/I em 40% da população estudada.


Análise Crítica
O número de crianças e adolescentes acima do peso vem aumentando. Segundo a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2008-2009, uma em cada três crianças de 5 a 9 anos está acima do peso. Entre os indivíduos com 10 a 19 anos de idade, a frequência de excesso de peso é de cerca de 20%. A obesidade é um agravo multifatorial, mas hábitos alimentares inadequados na infância e na adolescência podem ser fatores de risco importantes.


Conclusões e/ou Recomendações
Oferecer reeducação alimentar e estimular a prática de atividade física para crianças e adolescentes são desafios e o atendimento em grupo pode ser um bom caminho e de baixo custo para o controle da obesidade a longo prazo em unidades básicas de saúde.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360