29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC2m - Alimentação e Nutrição: Atenção nutricional III |
22940 - ENTREVISTA MOTIVACIONAL (EM) COMO ESTRATÉGIA NO TRATAMENTO DE ESTUDANTES COM EXCESSO DE PESO NO CENTRO DE RECUPERAÇÃO E EDUCAÇÃO NUTRICIONAL (CREN- SP) POLLYANNA FERNANDES - UNIFESP, ANDREA ROCHA FILGUEIRAS - UNIFESP, VIVIANE BELLUCCI PIRES DE ALMEIDA - UNIFESP, SEMIRAMIS DOMENE - UNIFESP, ANA LYDIA SAWAYA - UNIFESP
Período de Realização O trabalho foi desenvolvido no período de 03/2016 a 06/2017, no Centro de Recuperação e Educação Nutricional (CREN- SP).
Objeto da Experiência Aplicação da estratégia da EM em ambulatório especializado de atendimento a crianças e adolescentes com excesso de peso.
Objetivos Apresentar como a EM foi aplicada em atendimento ambulatorial nutricional. Aplicação da estratégia da entrevista motivacional em ambulatório especializado de atendimento a crianças e adolescentes com má nutrição, na rede pública de atendimento em saúde, no Município de São Paulo.
Metodologia A partir da explanação de informações relativas à Nutrição e saúde seguia-se o processo da entrevista motivacional baseado no método PARR (Fazer Perguntas Abertas, Reflexão, Reforço positivo, Resumo, Informar e Aconselhar). Um plano de ação era elaborado a partir das decisões tomadas pela criança e família.Este plano de ação era construído a partir de informações apresentadas e dialogadas, como as constantes no atual Guia alimentar para população brasileira.
Resultados Um dos resultados obtidos é que as crianças e famílias passaram a reconhecer e identificar quais produtos ultraprocessados(UPs) faziam parte de seus hábitos alimentares e associá-los com danos à saúde.As metas mais frequentes estabelecidas pelas crianças e famílias foram: aumento do consumo de água, aumentar o consumo de frutas e verduras, redução do consumo de UPs, redução de aquisição de produtos UPs, aumento da atividade física ( resgate de brincadeiras tradicionais).
Análise Crítica A compreensão sobre determinantes do estilo de vida saudável foi verificado entre os participantes, a identificação das dificuldades ambientais para aquisição de alimentos saudáveis e para redução do consumo de ultraprocessados foram relatados, assim como,a real dinâmica familiar que favorecia o estilo de vida foi um aprendizado muito importante para o profissional que acompanhava cada família e contribuía para definir as explanações técnicas necessárias para a entrevista motivacional.
Conclusões e/ou Recomendações O estabelecimento de metas e expectativas baseadas no diálogo franco e atento entre clientes e profissional, construído a partir das experiências das famílias, aplicadas a realidade de cada participante utilizando a EM, revela novas possibilidades no tratamento do excesso de peso com maior chance de estabelecimento de metas viáveis e factíveis, oferecendo menor risco de desistência no tratamento e maior motivação no processo.
|