29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC2m - Alimentação e Nutrição: Atenção nutricional III |
21671 - ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO VOLTADA À SAÚDE DOS IDOSOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PET-GRADUA SUS LIRANE ELIZE DEFANTE FERRETO - UNIOESTE, CAMPUS FRANCISCO BELTRÃO, ADRIANA HONAISER FAVERO - SMS, PATO BRANCO, ANA PAULA VIEIRA - UNIOESTE, CAMPUS FRANCISCO BELTRÃO, KELLI VARGAS - SMS, PATO BRANCO, LEIA CAROLINA LÚCIO - UNIOESTE, CAMPUS FRANCISCO BELTRÃO, CLAUDICÉIA RISSO PASCOTTO - UNIOESTE, CAMPUS FRANCISCO BELTRÃO, MICHELI GOMES - UNIOESTE, CAMPUS FRANCISCO BELTRÃO, ELAINE FAGUNDES - UNIOESTE, CAMPUS FRANCISCO BELTRÃO, JANAINA CARLA DA SILVA - UNIOESTE, CAMPUS FRANCISCO BELTRÃO, DANIELE FOSCARINI - SMS, PATO BRANCO
Período de Realização As ações ocorreram de agosto à dezembro de 2017, em duas ESF’s na cidade de Pato Branco-PR, com encontros semanais.
Objeto da Experiência Buscou-se o desenvolvimento de atividades com um grupo de idosos devido à vulnerabilidade nutricional que se encontram naturalmente expostos.
Objetivos Os principais objetivos foram esclarecer o conceito de alimentação saudável, enfatizar seu papel protetor nos agravos em doenças crônicas não transmissíveis, além de introduzir novas informações quanto aos nutrientes de interesse para essa população e suas fontes alimentares.
Metodologia Foram realizados encontros mensais na Estratégia de Saúde da Família do bairro Industrial e Pinheirinho, com a participação assídua de mais de 40 idosos ao todo. Dentre as ações planejadas citamos a festa de São João com comidas e brincadeiras típicas, rodas de conversa sobre alimentação saudável, bingo de alimentos que visava caracterizar nutricionalmente frutas, verduras e legumes assim como recordatório alimentar com colagem de figuras e piquenique no parque.
Resultados Foi possível verificar que a maioria dos idosos seguia uma dieta equilibrada, visto que relatavam consumir poucos alimentos industrializados, priorizando frutas, verduras e comidas típicas como arroz e o feijão. Apesar do baixo consumo de alimentos ultraprocessados, verificou-se que eles apresentavam o hábito frequente de ingerir embutidos e sobremesas. Outro resultado importante foi a interação entre os acadêmicos e os idosos, e o interesse dos mesmos nas questões relacionadas a saúde.
Análise Crítica Observa-se na literatura que o trabalho em grupo na terceira idade apresenta um resultado muito satisfatório, visto que proporcionam aos idosos um momento de aprendizado e socialização, contribuindo para a melhora tanto da saúde física, quanto da saúde mental. Nessa perspectiva trabalhar sobre a alimentação nesses grupos é de fundamental importância, principalmente pela presença de doenças nessa faixa etária, como o diabetes e a hipertensão que necessitam de um suporte nutricional diferenciado.
Conclusões e/ou Recomendações O Projeto PET-Saúde mostra-se como um grande desafio, uma vez que este busca a prática multidisciplinar com a interação entre os profissionais, os acadêmicos, tutores e preceptores é essencial para a articulação e desenvolvimento das atividades, bem como a interação com os usuários sendo estes uma parcela da população que necessita de atenção e cuidados mais específicos, foi essencial para a construção de uma visão diferenciada por parte dos acadêmicos de nutrição.
|