29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC2l - Alimentação e Nutrição: Aleitamento e alimentação complementar II |
22424 - AVALIAÇÃO DO CUMPRIMENTO DOS DEZ PASSOS DA INICIATIVA UNIDADE BÁSICA AMIGA DA AMAMENTAÇÃO, SATISFAÇÃO MATERNA E ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO RAFAELE ROSA FEBRONE - UFF, MARIA INÊS COUTO DE OLIVEIRA - UFF, ROSANE VALÉRIA VIANA FONSECA RITO - UFF, JOSÉ RODRIGO DE MORAES - UFF
Apresentação/Introdução A Organização Mundial da Saúde preconiza o aleitamento materno exclusivo (AME) nos primeiros seis meses de vida. No Brasil vêm sendo implantadas políticas de promoção, proteção e apoio à amamentação desde 1981. Em 1999 a Iniciativa Unidade Básica Amiga da Amamentação (IUBAAM) foi criada no Estado do Rio de Janeiro, propondo Dez Passos para o Sucesso da Amamentação, com base em revisão sistemática.
Objetivos Avaliar o grau de cumprimento dos Dez Passos pelas unidades credenciadas na IUBAAM e analisar sua associação com dois desfechos: a satisfação materna com o apoio recebido para amamentar e o aleitamento materno exclusivo no primeiro semestre de vida.
Metodologia Estudo transversal conduzido em 2016 nas 26 unidades credenciadas na IUBAAM da cidade do Rio de Janeiro. Avaliou-se o grau de cumprimento dos Dez Passos, a satisfação materna e o AME por meio de instrumentos padronizados. Foram coletados dados sobre variáveis contextuais da unidade e individuais maternas e infantis por entrevista às mães de bebês < 6 meses. A associação entre o grau de cumprimento e a satisfação materna foi analisada pelo teste de correlação linear de Pearson (r) (p<0,05). Razões de prevalência ajustadas (p≤0,05) foram obtidas por modelo de regressão de Poisson multinível, com variância robusta, para analisar a associação entre as variáveis contextuais, individuais e o AME.
Resultados O grau de cumprimento dos Dez Passos pelas unidades credenciadas na IUBAAM variou de 5,4 a 10 pontos, com mediana de 9,0. O percentual de satisfação materna variou de 36,8 a 100%, com mediana de 90%. A prevalência de AME foi de 56,7%. O ensino fundamental completo ou mais, orientação sobre amamentação no pré-natal, alta da maternidade em AME, sexo feminino e assistência em unidades básicas tradicionais se associaram a uma maior prevalência de AME, enquanto a idade crescente da criança e o uso de chupeta se associaram a uma menor prevalência de AME. Encontrou-se uma associação estatisticamente significativa entre o grau de cumprimento dos Dez Passos e a satisfação materna, mas não com o AME.
Conclusões/Considerações O grau de cumprimento dos Dez Passos da IUBAAM foi elevado, indicando a sustentabilidade das ações de promoção, proteção e apoio à amamentação. O desfecho satisfação materna expressou melhor o desempenho da unidade no cumprimento dos Dez Passos do que o desfecho AME, que foi mais influenciado por características maternas e infantis. A prevalência de AME verificada é considerada boa, segundo os parâmetros da Organização Mundial da Saúde.
|