29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC2l - Alimentação e Nutrição: Aleitamento e alimentação complementar II |
22363 - EFFECTIVENESS OF AN EDUCATIONAL INTERVENTION ON INFANT FEEDING PRACTICES IN PRIMARY HEALTH CARE IN A CITY OF METROPOLITAN REGION OF SAO PAULO, BRAZIL. GLÁUBIA ROCHA BARBOSA RELVAS - FSP/USP, GABRIELA DOS SANTOS BUCCINI - YALE SCHOOL OF PUBLIC HEALTH, LOUISE POTVIN - SCHOOL OF PUBLIC HEALTH OF UNIVERSITY OF MONTREAL, SONIA ISOYAMA VENANCIO - INSTITUTO DE SAÚDE DE SÃO PAULO
Apresentação/Introdução A Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil (EAAB) vem sendo implementada pelo Ministério da Saúde (MS) para promover o aleitamento materno e a alimentação complementar na atenção primária em saúde. Para tanto, conta com os tutores, cuja atribuição é apoiar as equipes de saúde. Dados do MS apontaram que dificuldades na atuação do tutor consistem em um dos principais entraves para consolidação da EAAB.
Objetivos Avaliar a eficácia do uso do "Manual de apoio ao tutor da EAAB" no contexto de implementação da EAAB sobre alguns indicadores de alimentação infantil entre crianças com menores de um ano de idade atendidas em unidades primárias de saúde.
Metodologia Estudo de intervenção do tipo antes e depois. A intervenção consistiu no uso do Manual pelos tutores pelo período de 8 meses. Aplicou-se questionário junto aos gerentes para caracterização das UBS e entrevistas junto às mães sobre as práticas de alimentação da criança. Os efeitos da intervenção sobre os indicadores de alimentação infantil e sobre o número de critérios de certificação alcançados pelas UBS foram analisados por meio de teste de comparação de proporções e a associação da intervenção com os indicadores foi estudada ajustando-se pelas características dos serviços de saúde, da mãe/ família e da criança usando análise de regressão de Poisson multinível com modelagem hierarquizada.
Resultados Foram entrevistadas 561 mães de crianças com menores de 1 ano antes e 598 depois da intervenção, totalizando 1.159 crianças. O número de critérios de certificação alcançados pelas UBS foi significativamente maior no grupo pós-intervenção. Apesar da tendência positiva na interrupção do aleitamento materno exclusivo (AME) não se identificou diferença significativa. A inadequação dos indicadores de alimentação complementar (AC) diminuiu significativamente: diversidade alimentar mínima e adequação alimentar. Na regressão de Poisson a intervenção não apresentou associação com a interrupção do AME mas as crianças do grupo pós-intervenção tiveram menor chance de inadequação nos indicadores de AC.
Conclusões/Considerações A utilização do "Manual de apoio ao tutor do EAAB" é efetiva para fortalecer a promoção de boas práticas de alimentação infantil e melhorar a qualidade da alimentação complementar. O material se mostrou uma importante ferramenta de educação permanente, evidenciando que uma intervenção educacional com metodologia crítica-reflexiva visando mudanças nas práticas dos profissionais é capaz de produzir melhorias nas práticas alimentares das crianças.
|