29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC2k - Alimentação e Nutrição: Políticas II |
27764 - TESTE DE ACEITABILIDADE E ÍNDICE DE ADESÃO ENTRE ESCOLARES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE MONTES CLAROS-MG GERALDA KELEN FONSECA - PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTES CLAROS, BRUNA AMARAL FELÍCIO E SILVA - PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTES CLAROS, DANIELE BRAGA E SILVA - PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTES CLAROS, DANIELLE AGUIAR VITA - PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTES CLAROS, LIANA FERREIRA VIDAL NERY - PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTES CLAROS, MARIA TERESA SILVA ANTUNES - PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTES CLAROS, MARIANE MONIQUE PINHEIRO LOPES - PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTES CLAROS, MARIANA MENDES PEREIRA - PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTES CLAROS, PRICYLLA CRISTHIANE AGUIAR MARQUES - PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTES CLAROS, PAULA KAROLINE SOARES FARIAS - FASI
Apresentação/Introdução Introdução: O teste de aceitabilidade é o conjunto de procedimentos metodológicos reconhecidos, destinados a medir a aceitação da alimentação oferecida aos escolares. Entre os métodos sensoriais afetivos de aceitação recomendados utiliza-se o teste com escala hedônica (facial, mista, verbal e lúdica), instrumento validado, o qual consiste na avaliação do cardápio a alimentação escolar.
Objetivos Objetivo: Avaliar o percentual de aceitabilidade e adesão das refeições servidas entre escolares da zona urbana da rede municipal de ensino de Montes Claros – MG.
Metodologia Metodologia: O público alvo do teste de aceitabilidade e adesão compreendeu 1.500 escolares, da rede fundamental da zona urbana. Foram calculadas a adesão e aceitabilidade, com base nos critérios de referência adotados pelo PNAE utiliza como ponto de corte os valores como alto (acima de 70%), médio (50 a 70%), baixo (30 a 50%) e muito baixo (menor que 30%). Optou-se em utilizar para avaliar a aceitabilidade a escala hedônica facial lúdica, e a adesão pelo número de alunos que consumiram a refeição/presentes na escola. Foi entregue o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) para o pais/responsáveis, e trabalho foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da SOEBRAS com o parecer nº 2.216.422/17.
Resultados Resultados: Verifica-se que o resultado na modalidade fundamental apresentou 92% de aceitabilidade frente à alimentação escolar fornecida, quanto à adesão o percentual foi de 91%. A aceitação de um alimento pelos alunos é um importante fator para determinar a qualidade do serviço prestado pelas escolas em relação ao fornecimento da alimentação escolar. Além disso, evita o desperdício de recursos públicos, pois é de execução é fácil e permite uma verificação da preferência média dos alimentos oferecidos. A aceitabilidade e a adesão contribuem para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de práticas alimentares saudáveis dos alunos.
Conclusões/Considerações Conclusões: Observa-se a importância da realização destes testes, uma vez que ações de educação alimentar e nutricional demonstram a aceitação das refeições servidas, além de oferecer uma alimentação balanceada e adequada, que cubra as necessidades nutricionais durante o período que o adolescente esteja no ambiente escolar, visando o desenvolvimento físico e cognitivo desse público específico.
|