28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC2j - Alimentação e Nutrição: Pesquisa e aspectos teórico-metodológicos |
27777 - VALIDAÇÃO DE CONTEÚDO DO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO DA ATENÇÃO NUTRICIONAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE ANA BEATRIZ PACITO ALMEIDA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO - CAMPUS BAIXADA SANTISTA, ANGÉLICA BARBOSA NERES SANTANA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO - CAMPUS BAIXADA SANTISTA, MARIA ANGÉLICA TAVARES DE MEDEIROS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO - CAMPUS BAIXADA SANTISTA
Apresentação/Introdução A Atenção Primária à Saúde (APS) constitui-se como campo estratégico para a realização das ações de Alimentação e Nutrição (A&N). Entretanto, embora a Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) estabeleça como primeira diretriz a organização da Atenção Nutricional (AN) não existem registros na literatura sobre instrumento validado com o propósito de avaliá-la.
Objetivos Assim sendo, o objetivo deste trabalho foi validar o conteúdo do Instrumento de Avaliação da Organização da Atenção Nutricional (IAAN) no âmbito da APS.
Metodologia Utilizou-se a técnica Delphi para obtenção de consenso entre especialistas e, consequentemente, validação de conteúdo do IAAN. Foram convidados a participar do processo de validação nutricionistas das unidades de APS ou da gestão das ações, e nutricionistas atuantes na docência e/ou na pesquisa na área de Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva. Os critérios verificados para validação dos itens do IAAN foram: média de pontuação ≥ 3 (escala do tipo Likert), ou seja, entre “concordo em grande parte (3) e “concordo totalmente” (4), distribuição de frequência das respostas ≥51% dos especialistas com respostas entre 3 e 4, diferença interquartil < 1,0 e desvio padrão < 1,5.
Resultados Participaram do processo de validação 29 nutricionistas especialistas. O IAAN teve 95% de seus itens validados já na primeira rodada. A completa validação de conteúdo do IAAN foi obtida na segunda rodada e sua versão final contém 68 questões e 10 indicadores, a saber: 1) Atuação do nutricionista: formação, conhecimento, relação com a equipe, carga horária e processo de trabalho; 2) Apoio às ações de AN: infraestrutura e educação permanente; 3) Intersetorialidade; 4) Controle social; 5) Vigilância Alimentar e Nutricional; 6) AN individual; 7) AN para grupos; 8) AN voltada ao pré-natal; 9) AN voltada ao puerpério e aleitamento, e 10) AN à saúde da criança.
Conclusões/Considerações O processo de validação foi fundamental para assegurar a adequação e a representatividade do conteúdo do instrumento. O IAAN avança por viabilizar o estabelecimento de processos avaliativos e por representar um método para utilização em pesquisas. Os resultados obtidos com futuras aplicações podem contribuir para construção de um retrato da situação vivida no País e, assim, subsidiar tomadas de decisão promotoras de avanços e melhorias na AN.
|