28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC2j - Alimentação e Nutrição: Pesquisa e aspectos teórico-metodológicos |
26081 - ELABORAÇÃO, VALIDAÇÃO DE CONTEÚDO E APLICAÇÃO DE INSTRUMENTO PARA AVALIAR ACEITAÇÃO DE DIETAS HOSPITALARES EM UMA UNIDADE HOSPITALAR MARLETE PEREIRA DA SILVA - FIOCRUZ, PATRÍCIA DIAS DE BRITO - FIOCRUZ, RAQUEL ESPÍRITO SANTO - FIOCRUZ, CLAUDIA SANTOS DE AGUIAR CARDOSO - FIOCRUZ, ADRIANA COSTA BACELO - FIOCRUZ, PAULA SIMPLÍCIO DA SILVA - FIOCRUZ, CRISTIANE FONSECA DE ALMEIDA - FIOCRUZ, LUCILÉIA GRANHEN TAVARES COLARES - UFRJ
Apresentação/Introdução A avaliação da aceitação de dietas hospitalares é um meio de identificar precocemente o paciente hospitalizado em risco nutricional, auxiliando na definição da conduta dietoterápica a ser adotada, minimizando complicações clínicas, tempo de internação e custos hospitalares. Há uma carência de estudos sobre este tema, e os métodos usados nas pesquisas tornam-se inviáveis na prática clínica.
Objetivos Elaborar, validar o conteúdo e aplicar instrumento prático para avaliar a aceitação de dietas hospitalares de pacientes hospitalizados em unidade técnico-científica da Fiocruz.
Metodologia Trata-se de estudo de elaboração e validação de conteúdo e confiabilidade de instrumento desenvolvido no período de outubro de 2016 a abril de 2017, em unidade técnico-científica da Fiocruz. O instrumento foi elaborado com base nas ferramentas disponíveis na literatura científica e na experiência da equipe, validado por um painel de especialistas através da técnica Delphi, e aplicado por nutricionistas em uma amostra de pacientes hospitalizados. Para avaliar a confiabilidade, foi utilizado o índice de resto. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa do INI/Fiocruz, e todos os especialistas do painel e pacientes incluídos assinaram o termo de consentimento.
Resultados Após duas rodadas Delphi com reformulação e incorporação das sugestões dos especialistas, o instrumento obteve mais de 90% de concordância. O instrumento elaborado, com ilustrações das seis refeições diárias, foi aplicado por nutricionistas em uma amostra de 50 pacientes hospitalizados, tendo como comparação o método de pesagem das refeições. Desjejum e colação foram as refeições mais afetadas pelo jejum para exames. Almoço e jantar foram as refeições com menor aceitação. Hiporexia foi o motivo mais relatado para não aceitação. O índice de Cronbach variou entre 0,88 (jantar) e 1,50 (ceia), sendo consideradas as respostas consistentes.
Conclusões/Considerações O instrumento obteve boa correlação com o método de pesagem, e consistência excelente através do estudo de confiabilidade. Sua utilização na assistência nutricional rotineira, inclusive em outras unidades hospitalares, permitirá avaliar o consumo alimentar, de forma padronizada e sistemática de todos os pacientes hospitalizados, auxiliando no tipo de intervenção/modificação da dieta e principalmente, na indicação de terapia nutricional.
|