28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC2j - Alimentação e Nutrição: Pesquisa e aspectos teórico-metodológicos |
24446 - PERCEPÇÃO DE ENTREVISTADORES SOBRE A APLICAÇÃO DA ENTREVISTA DO RECORDATÓRIO DE 24 HORAS (R24H) COMPUTADORIZADO PARA INDIVÍDUOS DE BAIXA ESCOLARIDADE NATHALIE ALVES DOS SANTOS - UFPR, GLENDA VIAN DA SILVA - UFPR, GISLAINE APARECIDA FITZ PIERIN - UFPR, CAROLINE OPOLSKI MEDEIROS - UFPR, SANDRA PATRÍCIA CRISPIM - UFPR
Apresentação/Introdução A avaliação do consumo alimentar contribui para o planejamento de ações na área da alimentação e nutrição. O GloboDiet, um R24h computadorizado, visa melhor captar os dados relatados, porém, realizar a estimativa da dieta é tarefa complexa, ao passo que envolve a escolha do método adequado para a recolha de informações, e também características intrínsecas ao indivíduo, como a escolaridade.
Objetivos Objetivou-se conhecer a percepção de entrevistadores sobre o momento da quantificação alimentar na entrevista do R24h computadorizado para indivíduos de baixa escolaridade
Metodologia Este estudo faz parte de um projeto maior, multicêntrico, denominado “VALIDA” que versa sobre a validação de instrumentos para quantificar a dieta brasileira. Pesquisa qualitativa, descritiva, transversal, realizada em Curitiba, no ano de 2017, a partir da elaboração de um Grupo Focal (GF) guiado por um roteiro norteador via videoconferência. Participaram do GF seis entrevistadoras treinadas para utilização do GloboDiet, de três cidades (Curitiba, São Paulo e Aracaju), sendo duas de cada local. Os dados foram videogravados, transcritos em verbatim e posteriormente analisados por meio da Análise de Conteúdo proposta por Bardin, a partir da técnica de análise temática.
Resultados Verificou-se que indivíduos com menor escolaridade aparentam apresentar maiores dificuldades para quantificar o consumo alimentar, principalmente aqueles que completaram até o quarto ano do ensino fundamental. De modo que há uma falta de entendimento e de detalhamento das informações recordadas, assim como, falta de familiaridade do indivíduo com o recurso disponibilizado para auxiliá-lo no momento da quantificação, embora o álbum de fotos pareça ser útil. Contudo, outros fatores que independem da escolaridade, como alimentos de difícil quantificação, idade e a presença de sub e super relatos, também podem exercer influência sobre as informações.
Conclusões/Considerações Na percepção das entrevistadoras há concordância sobre o fato de indivíduos de baixa escolaridade apresentarem maiores dificuldades no momento da quantificação do consumo alimentar, contudo, existem outros fatores não relacionados a escolaridade a serem também considerados. Assim, o aperfeiçoamento de estratégias e a adaptação da conduta para cada indivíduo de modo a identificar e minimizar as dificuldades encontradas mostra-se fundamental.
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