28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC2j - Alimentação e Nutrição: Pesquisa e aspectos teórico-metodológicos |
22586 - A PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE ALIMENTAÇÃO UNIVERSITÁRIA E A PRODUÇÃO DE DISCURSOS DE BIOPODER: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DE ARTIGOS NA ÁREA DA SAÚDE JOÃO GABRIEL SANCHEZ TAVARES DA SILVA - UNIFESP, ALEXANDRE BARBOSA PEREIRA - UNIFESP, EUNICE NAKAMURA - UNIFESP
Apresentação/Introdução A entrada na vida universitária é um processo heterogêneo que exige rearranjos e adaptações por parte do estudante. Nesse processo, a alimentação, que por si só é um complexo objeto biopsicossocial, tem recebido uma ampla atenção nas pesquisas científicas. No entanto, o foco limitante às questões nutricionais tem refletido nos modelos de pesquisa sobre a alimentação dos estudantes universitários.
Objetivos O objetivo da pesquisa foi realizar uma revisão de literatura sistemática integrativa para responder à pergunta: Como estão sendo investigados os hábitos e práticas alimentares de estudantes universitários?
Metodologia Realizou-se uma revisão sistemática seguindo a recomendação PRISMA. Foi desenvolvido um protocolo de revisão e publicado na base PROSPERO. A busca foi realizada em outubro de 2016, na Cochrane Library e na Biblioteca Virtual em Saúde, incluindo artigos publicados entre 2000 e 2016, em português, inglês ou espanhol e disponíveis na íntegra. A estratégia de busca foi elaborada baseada na estratégia PICo, com termos e DeCS relacionados a cada letra do acrônimo. Após a busca, foi feita leitura de títulos e resumos, seguido da leitura na íntegra dos artigos incluídos. Os dados extraídos foram analisados com Análise de Conteúdo Temática. Todas as etapas foram realizadas pelos três autores.
Resultados Foram incluídos e analisados 410 artigos. De forma geral, os artigos seguiram um padrão similar para justificativa, embasados em dados epidemiológicos que atentam para o aumento da taxa de sobrepeso/obesidade e seus agravos à saúde. Dividiu-se os artigos em duas categorias temáticas, ambas com 205 artigos. A primeira composta por artigos com relatos voltados ao exame do consumo e da ingestão alimentar dos estudantes, reforçando dados já encontrados sob uma possível “má alimentação”, porém voltada para questões nutricionais. A segunda categoria lidou com a alimentação pela perspectiva do comportamento alimenta, apoiando-se em teorias comportamentais e psicológicas.
Conclusões/Considerações As pesquisas incluídas expressaram forte preferência por saberes biológicos, podendo representar uma herança dos modelos de pesquisa biomédico, bem como uma valorização por sistemas peritos e discursos de biopoder sobre alimentação saudável. A discussão sobre alimentação em todos aspectos que a compõe foram pouco abordadas, apresentando-se como uma lacuna a ser considerada em futuras pesquisas sobre alimentação de estudantes universitários.
|