28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC2i - Alimentação e Nutrição: Estudos epidemiológicos de grupos populacionais VI |
28794 - ALIMENTOS QUE FORNECEM PROTEÍNAS NA DIETA DE IDOSOS QUE RESIDEM EM ILPI DE NATAL-RN. LAURA CAMILA PEREIRA LIBERALINO - UNIVERSIDADE POTIGUAR - UNP, NATÁLIA LOUISE DE ARAÚJO CABRAL - UFRN, LARISSA PRAÇA DE OLIVEIRA - UNIVERSIDADE POTIGUAR - UNP, MARCOS FELIPE SILVA DE LIMA - UFRN, PALOMA KATLHEEN MOURA MELO - UERN, RIANNE SOARES PINTO GONÇALVES - UERN, SEVERINA CARLA VIEIRA COSTA LIMA - UFRN, CÉLIA MÁRCIA MEDEIROS DE MORAIS - UFRN, CLÉLIA DE OLIVEIRA LYRA - UFRN, KENIO COSTA LIMA - UFRN
Apresentação/Introdução A alimentação é uma necessidade humana de livre demanda e com muitos significados, contudo, na Instituição de Longa Permanência para Idoso (ILPI) ela passa a ser um bem coletivo, com horários delimitados e quantidades controladas, que podem alterar o comportamento alimentar e comprometer a saúde dos idosos.
Objetivos Identificar os alimentos que contribuem para o fornecimento de proteína na dieta dos idosos que residem em ILPI.
Metodologia Trata-se de uma pesquisa de delineamento transversal, envolvendo todos os idosos residentes nas 12 ILPI (n=347) de Natal-RN. O consumo alimentar foi obtido no ano de 2013, a partir do método do registro alimentar por pesagem direta dos alimentos e posterior análise do rejeito, durante dois dias alternados, respeitando o intervalo de 30 a 45 dias entre as coletas. Definiu-se uma lista de alimentos a partir da contribuição percentual de cada alimento para o total do consumo de proteínas (em gramas) (BLOCK et al, 1985). Como critério de inclusão dos alimentos, foi estabelecido o ponto de corte de 95% de contribuição ao total do nutriente. A pesquisa foi aprovada pelo CEP/UFRN, CAE 0290.0.051.000-11.
Resultados Entre os idosos elegíveis (n=300), houve predomínio do sexo feminino (76,7%), com idade média de 81,5 (8,9) anos. A partir do consumo alimentar, identificou-se uma lista de 597 alimentos, posteriormente agrupados em 46 itens alimentares conforme a similaridade nutricional, dos quais apenas 15 alimentos forneceram até 95% da ingestão de proteínas. Entre os principais contribuintes para a ingestão proteica, destacam-se mingaus e papas com 34,8% de contribuição (767 citações), seguido de leite (1263 citações) e frango (319 citações) com 8,6% e 8,3% de contribuição, respectivamente.
Conclusões/Considerações Há uma contribuição marcante de mingaus e papas para o fornecimento de proteínas da dieta dos idosos, decorrente de boa aceitação nas ILPI, além de fácil mastigação e deglutição. Identificou-se uma lista reduzida de itens alimentares (n=46), com número ainda menor para aqueles que contribuíram com a ingestão percentual de proteínas, revelando o quão monótona é a dieta desses idosos e prejudicial ao estado nutricional proteico desse grupo.
|