Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC2i - Alimentação e Nutrição: Estudos epidemiológicos de grupos populacionais VI

24367 - ASSOCIAÇÃO ENTRE “DIETA GLUTEN FREE” E REDUÇÃO DE PESO EM POPULAÇÃO SEM INTOLERÂNCIA AO GLÚTEN: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
JULY-ANA SOUZA TAVARES - UFMT, JULIANA ILÍDIO DA SILVA - UFMT, GISELA SOARES BRUNKEN - UFMT


Apresentação/Introdução
O número de pessoas sem intolerância ao glúten e que evitam sua ingestão, aumentou nos últimos anos principalmente porque acredita-se que esta fração proteica esteja relacionada a efeitos nocivos para a saúde. Cerca de 29% da população americana e 8% dos britânicos adultos evitam dietas com glúten acreditando estarem praticando um estilo de vida saudável.


Objetivos
Analisar a dieta livre de glúten pode reduzir peso em uma população sem diagnóstico de intolerância ao glúten ou outros diagnósticos relacionados à dieta.



Metodologia
Foram pesquisadas as bases Web of Science, Medline e Scopus em novembro de 2016, sem restrições de idioma e data de publicação. Utilizou-se de 2 blocos de conceito (“diet, gluten-free”, “glutens”, “gluten-free”) and ("weight loss” e "overweight"), nos campos de busca: descritores, palavras-chave, título e resumo. Os estudos foram lidos por duas avaliadoras independentes, em três etapas: leitura de títulos, de resumos e do artigo completo. Obedeceram a quatro critérios de exclusão: 1) “dieta gluten-free” para tratamento de morbidade não relacionada a excesso de peso; 2) artigos não originais; 3) dieta que não seja ausente de glúten; 4) referência a glúten que não seja do trigo.


Resultados
Foram recuperados 1354 artigos e, após a leitura em duplicata restaram 13 para leitura do texto completo. Com base nos critérios de elegibilidade, nenhum desses artigos respondeu à pergunta norteadora do presente trabalho “A dieta livre de glúten pode reduzir peso em uma população sem diagnóstico de intolerância ao glúten?”, enquadrando-se todos em algum critério de exclusão. Dos 13 artigos, seis enquadraram-se no critério 3, três no critério 4, um no critério 1 e três no critério 1 e 3. Nenhum desses enquadraram-se no critério 2, pois os artigos não originais foram identificados nas etapas anteriores.


Conclusões/Considerações
Considerando a abrangência das três bases de dados citadas, entende-se que atualmente são inexistentes evidências científicas que expliquem e que dêem respaldo científico em relação à retirada do glúten da dieta com o objetivo de perda de peso. Seriam interessantes pesquisas futuras, idealmente experimentais, para avaliar o efeito da dieta “gluten-free” para emagrecimento.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360