Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC2i - Alimentação e Nutrição: Estudos epidemiológicos de grupos populacionais VI

23651 - ANÁLISE DO CONSUMO ALIMENTAR DE PESSOAS COM E SEM DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS USUÁRIAS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE NO INTERIOR PAULISTA
LUIS FERNANDO COSTA PEREIRA - USP, PAULA PARISI HODNIKI - USP, CARLA REGINA DE SOUZA TEIXEIRA - USP, MARIA TERESA DA COSTA GONÇALVES TORQUATO - USP, MARIA LÚCIA ZANETTI - USP, JENNIFER VIEIRA PASCHOALIN MARQUES - USP, MIRELE COUTINHO DIAS - USP, LETÍCIA BREDA BUSSO - USP


Apresentação/Introdução
A Prevalência global de mortes por Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT) esta associada àmá alimentação.No âmbito da saúde coletiva estratégias são utilizadas para analisara qualidade do consumo alimentar das pessoas.


Objetivos
O presente estudo objetivou analisar e descrever o consumo alimentar de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de um município do interior paulista com e sem DCNT.


Metodologia
O estudo é de natureza descritiva observacional, transversal, correlacional, quantitativo. Aprovado no comitê de ética sob protocolo nºdo parecer 1.875.599. Este projeto é realizado em parceria com o Programa de Aprimoramento Multiprofissional em Diabetes e Hipertensão da Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão Preto. A pesquisa contou com 299 participantes voluntários com DCNT e 155 sem DCNT, sendo todos usuários do SUS do município de Ribeirão Preto - SP/Brasil. Prevaleceu o sexo feminino, sendo menores de 60 anos, casados, assalariados, com escolaridade entre ensino fundamental incompleto e ensino médio completo, de classe econômica C.


Resultados
Os dados da pesquisa mostram que participantes com DCNT em relação a sete dias da semana consomem: 45,5% salada crua, 40,8% legumes e verduras cozidos, 46,2% frutas frescas ou salada de frutas, 69,6% feijão, 50,8% leite ou iogurte, 4,0% frituras, 3,0% embutidos, 14,7% biscoitos salgados, 9,0% biscoitos doces, 9,4% refrigerantes. Durante a análise dos dados obtidos entre os grupos de pessoas com e sem DCNT, não foram encontradas diferenças que apontassem resultados significativos no contexto do consumo alimentar, o que se torna algo preocupante devido às necessidades alimentares específicas de algumas DCNT.


Conclusões/Considerações
É importante a reconstrução de um modelo de alimentação saudável pelos usuários do SUS em parceria com profissionais da saúde incorporando mudanças no estilo de vida, respeitando condições socioeconômicas e culturais, visando novos investimentos e estratégias de educação em saúde na alimentação saudável.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360