Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC2i - Alimentação e Nutrição: Estudos epidemiológicos de grupos populacionais VI

23201 - PRÁTICAS ALIMENTARES DE AGRICULTORES FAMILIARES DO CAXAMBU, PETRÓPOLIS, RJ.
NICHOLE RAMOS DA SILVA - FACULDADE ARTHUR SÁ EARP NETO, ALINE GAUDARD E SILVA DE OLIVEIRA - FACULDADE ARTHUR SÁ EARP NETO


Apresentação/Introdução
Apesar da importante contribuição dos agricultores familiares para a segurança alimentar da população, pouco se conhece sobre as práticas alimentares desse público. A maior parte dos estudos sobre o tema são qualitativos, que são úteis para conhecer o perfil alimentar, mas não permitem identificar a frequência de consumo de alimentos específicos, como foi realizado na presente pesquisa.


Objetivos
Identificar práticas de consumo e comportamento alimentar saudáveis e não saudáveis de agricultores familiares do bairro Caxambu, localizado no município de Petrópolis, RJ.


Metodologia
O presente trabalho faz parte da pesquisa “Perfil de produção, sociodemográfico e de práticas alimentares de agricultores familiares do Caxambu, Petrópolis, RJ”, que foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da FMP/FASE. A coleta de dados foi realizada em uma associação de agricultores do bairro no período de janeiro a fevereiro de 2018. A amostra de 35 agricultores respondeu a um questionário padronizado. As questões relativas às práticas alimentares foram adaptadas a partir dos questionários utilizados pelo Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional – SISVAN e pelo Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico – VIGITEL.


Resultados
A frequência de agricultores que consomem regularmente (em 5 ou mais dias da semana) alimentos considerados saudáveis foi de 85,7% para feijão; 42,8% para frutas e 51,5% para verduras e legumes. Já a frequência de consumo regular de alimentos considerados não saudáveis foi de 20% para embutidos; 80% para bebidas adoçadas; 32,4% para macarrão instantâneo e biscoitos industrializados salgados e 20% para biscoitos recheados, doces ou guloseimas. Em relação ao comportamento alimentar, aproximadamente 90% dos agricultores faz as refeições principais regularmente (café da manhã, almoço e jantar) e 45,7% têm o hábito de realizar as refeições assistindo TV, mexendo no celular e/ou computador.


Conclusões/Considerações
O consumo regular de alimentos marcadores de uma alimentação saudável foi mais frequente do que em outros estudos, como o VIGITEL 2016, no qual o consumo regular de frutas e hortaliças foi de 35,2%. Porém, considerando o fácil acesso dos agricultores a esses alimentos, esperava-se encontrar frequências maiores. Destaca-se ainda a elevada frequência de consumo de bebidas adoçadas, também observada em outros estudos com a população brasileira.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360