28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC2i - Alimentação e Nutrição: Estudos epidemiológicos de grupos populacionais VI |
23201 - PRÁTICAS ALIMENTARES DE AGRICULTORES FAMILIARES DO CAXAMBU, PETRÓPOLIS, RJ. NICHOLE RAMOS DA SILVA - FACULDADE ARTHUR SÁ EARP NETO, ALINE GAUDARD E SILVA DE OLIVEIRA - FACULDADE ARTHUR SÁ EARP NETO
Apresentação/Introdução Apesar da importante contribuição dos agricultores familiares para a segurança alimentar da população, pouco se conhece sobre as práticas alimentares desse público. A maior parte dos estudos sobre o tema são qualitativos, que são úteis para conhecer o perfil alimentar, mas não permitem identificar a frequência de consumo de alimentos específicos, como foi realizado na presente pesquisa.
Objetivos Identificar práticas de consumo e comportamento alimentar saudáveis e não saudáveis de agricultores familiares do bairro Caxambu, localizado no município de Petrópolis, RJ.
Metodologia O presente trabalho faz parte da pesquisa “Perfil de produção, sociodemográfico e de práticas alimentares de agricultores familiares do Caxambu, Petrópolis, RJ”, que foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da FMP/FASE. A coleta de dados foi realizada em uma associação de agricultores do bairro no período de janeiro a fevereiro de 2018. A amostra de 35 agricultores respondeu a um questionário padronizado. As questões relativas às práticas alimentares foram adaptadas a partir dos questionários utilizados pelo Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional – SISVAN e pelo Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico – VIGITEL.
Resultados A frequência de agricultores que consomem regularmente (em 5 ou mais dias da semana) alimentos considerados saudáveis foi de 85,7% para feijão; 42,8% para frutas e 51,5% para verduras e legumes. Já a frequência de consumo regular de alimentos considerados não saudáveis foi de 20% para embutidos; 80% para bebidas adoçadas; 32,4% para macarrão instantâneo e biscoitos industrializados salgados e 20% para biscoitos recheados, doces ou guloseimas. Em relação ao comportamento alimentar, aproximadamente 90% dos agricultores faz as refeições principais regularmente (café da manhã, almoço e jantar) e 45,7% têm o hábito de realizar as refeições assistindo TV, mexendo no celular e/ou computador.
Conclusões/Considerações O consumo regular de alimentos marcadores de uma alimentação saudável foi mais frequente do que em outros estudos, como o VIGITEL 2016, no qual o consumo regular de frutas e hortaliças foi de 35,2%. Porém, considerando o fácil acesso dos agricultores a esses alimentos, esperava-se encontrar frequências maiores. Destaca-se ainda a elevada frequência de consumo de bebidas adoçadas, também observada em outros estudos com a população brasileira.
|