28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC2h - Alimentação e Nutrição: Estudos epidemiológicos de grupos populacionais V |
27854 - EFEITO DA DIETA PASSO 2 NCEP EM PACIENTES DISLIPIDÊMICOS ATENDIDOS EM UM AMBULATÓRIO DE PEDIATRIA: RUN-IN DE UM ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO CROSS-OVER COM FITOSTEROL ANA KAROLINA MARQUES MORIEL TAVARES - UERJ, MAYARA MONTEIRO AULER - UERJ, VANESSA DE MELO FERREIRA - UERJ, MICHELE RIBEIRO SGAMBATO - UERJ, CAROLINA CASTELO BRANCO OLIVEIRA - UERJ, SIMONE AUGUSTA RIBAS - UERJ, ROSELY SICHIERI - UERJ, DIANA BARBOSA CUNHA - UERJ
Apresentação/Introdução As doenças cardiovasculares são as principais causas de morte nos países em desenvolvimento. No Brasil, a prevalência de dislipidemia atinge em torno de 23% de crianças e adolescentes. A principal estratégia de redução de níveis plasmáticos na dislipidemia é a adoção de dieta restrita em gordura saturada e colesterol, podendo ser potencializada pela inclusão de nutracêuticos, como o fitosterol.
Objetivos Verificar as características de crianças e adolescentes dislipidêmicas participantes do run-in de um ensaio clínico randomizado cross-over para avaliar o efeito da suplementação de fitosterol na redução do LDL-colesterol.
Metodologia Run-in de um ensaio clínico randomizado, duplo-cego, cross-over com uso de fitosterol com crianças e adolescentes dislipidêmicos atendidos no ambulatório de pediatria de um hospital universitário. O run-in consistiu na adesão à dieta Passo 2 da NCEP durante um mês. Aqueles que permaneceram com LDL-C >110mg/dL foram randomizados para participar do estudo envolvendo uso de fitosterol. Para o presente estudo, foram comparadas as médias do Índice de Massa Corporal (IMC), Colesterol total, LDL-c, HDL-c, glicose e triglicerídeos no baseline entre o grupo que entrou no projeto (permaneceram com LDL-C >110mg/dL) e o grupo que não entrou, por meio do Teste t utilizando o software SPSS.
Resultados Foram analisadas 17 crianças. Ao final do run-in, 11 crianças entraram no projeto. A média de idade foi de 7,8 anos no grupo que entrou, sendo 66,7% do sexo feminino. As médias de HDL-C (54,3mg/dL;54,5mg/dL) foram maiores no grupo que não entrou enquanto que as médias de colesterol total (206mg/dL; 196mg/dL), triglicerídeos (126; 124mg/dL) e LDL-C (128,2mg/dL;121,8mg/dL) e a prevalência de obesidade foram maiores no grupo que entrou no projeto (83% vs 63,3%).
Conclusões/Considerações A dieta passo 2 da NCEP mostrou-se efetiva para redução do LDL-c em 64% da amostra de crianças e adolescentes dislipidêmicas. A maioria dos indivíduos que se beneficiou com a dieta apresentava obesidade e perfil lipídico mais alterado. Estratégias adicionais como a introdução de nutracêuticos, como o fitosterol podem ser efetiva para a regulação do perfil lipídico do subgrupo populacional que tem menor resposta da dieta.
|