28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC2h - Alimentação e Nutrição: Estudos epidemiológicos de grupos populacionais V |
27808 - AVALIAÇÃO NUTRICIONAL DE PRÉ-ESCOLARES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE MONTES CLAROS-MG LIANA FERREIRA VIDAL NERY - PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTES CLAROS, BRUNA AMARAL FELÍCIO E SILVA - PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTES CLAROS, DANIELE BRAGA E SILVA - PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTES CLAROS, DANIELLE AGUIAR VITA - PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTES CLAROS, MARIANE MONIQUE PINHEIRO LOPES - PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTES CLAROS, MARIANA MENDES PEREIRA - PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTES CLAROS, PRICYLLA CRISTHIANE AGUIAR MARQUES - PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTES CLAROS, MARIA TERESA SILVA ANTUNES - PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTES CLAROS, PAULA KAROLINE SOARES FARIAS - FASI, GERALDA KELEN FONSECA - PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTES CLAROS
Apresentação/Introdução Introdução: A antropometria constitui um importante método de diagnóstico e instrumento para avaliação da prevalência e gravidade de inadequações nutricionais. Dentre as atribuições obrigatórias do nutricionista no âmbito do PNAE, destacam-se a realização do diagnóstico e acompanhamento do estado nutricional, calculando os parâmetros nutricionais para atendimento das modalidades atendidas.
Objetivos Objetivo: Avaliar o estado nutricional dos pré-escolares matriculados no sistema municipal de ensino de Montes Claros - MG.
Metodologia Metodologia: A avaliação nutricional foi realizada com 845 pré-escolares da zona urbana da cidade de Montes Claros – MG. As aferições obedeceram aos procedimentos padrões de antropometria adotados pelo Ministério da Saúde e o diagnóstico nutricional foi obtido com base em curvas da Organização Mundial da Saúde (2006-2007) com o uso dos parâmetros: peso, estatura, idade e gênero, avaliados por meio dos índices Peso/Idade, Estatura/Idade, Peso/Estatura e IMC/Idade para os escolares menores de 5 anos. Foi entregue o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) para o pais/responsáveis, e trabalho foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da SOEBRAS com o parecer nº 2.216.422/17.
Resultados Resultados: Verifica-se que 71,7% (606) dos pré-escolares apresentaram peso adequado, 16,2% (136) sobrepeso, 7,2% (61) obesidade e 4,9% (41) baixo peso. No Brasil observa-se uma queda da desnutrição e aumento da prevalência de sobrepeso e obesidade em crianças, condições estas associadas ao aumento do sedentarismo, redução da atividade física e aumento do consumo de alimentos com alta densidade energética e baixo valor nutricional. A Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde (MS) reconhecem a importante influência do ambiente escolar sobre o crescimento e desenvolvimento, tornando-o ideal para a realização de atividades de atenção nutricional à criança.
Conclusões/Considerações Conclusões: Verifica-se a necessidade da ampliação dos programas desenvolvidos pelo Governo Federal, pois é importante avaliar o perfil nutricional de pré-escolares em virtude da mudança dos hábitos alimentares da população infantil, e uma maior divulgação por partes dos órgãos públicos dos projetos nutricionais desenvolvidos nos diversos municípios que apresentam o profissional nutricionista para realizar essas atividades.
|