28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC2h - Alimentação e Nutrição: Estudos epidemiológicos de grupos populacionais V |
27409 - INVESTIGAÇÃO DIETÉTICA DE PRÉ-ESCOLARES MATRICULADOS EM UM DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE GOIÂNIA MARIA CLARA REZENDE CASTRO - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS, GILCILÉIA INÁCIO DE DEUS BORBA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS, GRAZIELLE GEBRIM SANTOS - UFG, SAMANTHA PEREIRA ARAÚJO - UFG, SARA CRISTINA NOGUEIRA - UFG
Apresentação/Introdução Os Centros de Educação Infantil são fundamentais ao desenvolvimento integral das crianças, por meio da alimentação, abrigo e educação. Nestes locais, as crianças passam a maior parte do dia, possibilitando ações que promovam a formação dos hábitos alimentares. Por isso, criou-se o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) a fim de garantir uma alimentação adequada na escola.
Objetivos Avaliar a oferta alimentar de crianças de 4 a 5 anos e 11 meses matriculadas em período integral no Departamento de Educação Infantil.
Metodologia Trata-se de estudo transversal aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob parecer 2.249.029. Amostra foi composta após assinatura dos Termos de Consentimento e Termos de Assentimento Livres e Esclarecidos. Avaliou-se a oferta alimentar pelo método de pesagem direta do que foi ofertado na colação, almoço, lanche da tarde I, lanche da tarde II e jantar, de 3 dias consecutivos em outubro de 2017. Para a pesagem, utilizou-se balança com capacidade de 25kg. Foram produzidas fichas técnicas das preparações para fidelizar resultados. Calculou-se a média de oferta diária de cada nutriente, e comparou-se com o preconizado pelo PNAE para crianças de 4 a 5 anos em período integral.
Resultados Observou-se que no dia 1, proteínas, vitamina C, magnésio e zinco atingiram a recomendação do PNAE. No dia 2, os resultados encontrados foram semelhantes ao dia 1, visto que, com exceção do magnésio, todos os nutrientes citados anteriormente e lipídeos, atenderam o preconizado. No dia 3, apenas vitamina C, magnésio e zinco atingiram as recomendações. Considerando a média final de oferta, apenas proteínas, vitamina C, magnésio e zinco atingiram o PNAE. Ao analisar o Desvio Padrão (DP) de oferta dos três dias avaliados, contatou-se que a energia apresentou maior variação de oferta, seguida por cálcio, vitamina C, proteínas, magnésio, carboidratos, lipídeos, vitamina A, fibras, zinco e ferro.
Conclusões/Considerações É necessária a reformulação do cardápio e das porções, a fim de promover a oferta adequada de energia, macro e micronutrientes e contribuir com crescimento dos pré-escolares. É essencial implantar substituições nutricionalmente equivalentes ao diversificar as preparações. Inserir alimentos fontes de fibras, vitamina A, cálcio e ferro são uma alternativa viável para prevenir carências nutricionais, auxiliar no desenvolvimento e promover a saúde.
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