Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC2h - Alimentação e Nutrição: Estudos epidemiológicos de grupos populacionais V

27065 - AVALIAÇÃO ANTROPOMÉTRICA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES FREQUENTADORES DE UM PROGRAMA DE CONVIVÊNCIA EM CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NO NOROESTE DE GOIÂNIA.
THAISA BORGES ROCHA - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS, AÍDA BRUNA QUILICI CAMOZZI - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS, VIVIAN COSTA RESENDE CUNHA - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS, CRISLEY SHARON GOMES ASSIS - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS, JÉSSICA INÁCIO DA SILVA - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS, SEJANE ALVES ASSIS - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS


Período de Realização
Estudo realizado por alunos do curso de Nutrição da PUC Goiás sob supervisão em agosto de 2017.


Objeto da Experiência
Foram avaliadas crianças e adolescentes, participantes de um Programa de Convivência de um Centro de Referência em Assistência Social.


Objetivos
Realizar avaliação antropométrica e determinar o estado nutricional de crianças e adolescentes participantes do Programa de Convivência do Centro de Referência em Assistência Social do Jardim Curitiba, na Região Noroeste da cidade de Goiânia.


Metodologia
A avaliação antropométrica das crianças e adolescentes consistiu na aferição de peso e altura seguindo os protocolos do Ministério da Saúde. Foi utilizada balança digital com capacidade para 150 kg e estadiômetro da marca SECCA fixado em parede sem rodapé com extensão de 2 m. Para classificação do estado nutricional foram utilizadas as curvas de Índice de Massa Corporal para Idade e os parâmetros de diagnóstico nutricional propostos pela Organização Mundial de Saúde em escore-z.




Resultados
Foram avaliadas 25 crianças e adolescentes, entre 8 e 13 anos, sendo 20 meninos e 5 meninas. 32% do grupo estava acima do peso e 68% eutróficos. Entre os meninos, 25% estavam com sobrepeso, 5% obesos e 70% eutróficos. Entre as meninas, 20% estava com sobrepeso, 20% obesas e 60% eutróficas.


Análise Crítica
Foi possível verificar alta prevalência de crianças e adolescentes acima do peso, com risco de desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis de forma precoce ou tardia, mostrando a importância da avaliação nutricional e sua eficácia na detecção precoce de desvios nutricionais, possibilitando assim ações de prevenção e tratamento de forma rápida e direcionada. Avaliando por sexo, foi possível verificar uma maior prevalência de sobrepeso e obesidade entre as meninas.


Conclusões e/ou Recomendações
O aumento da prevalência de excesso de peso entre crianças e adolescentes, principalmente com alto grau de vulnerabilidade social é problema de Saúde Pública, necessitando de intervenção rápida. A avaliação do estado nutricional nos equipamentos sociais é importante estratégia para detecção precoce do risco de distúrbios nutricionais, por desnutrição ou por obesidade, e de planejamento de ações de promoção à saúde e de prevenção de doenças.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360