Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC2g - Alimentação e Nutrição: Atenção nutricional II

27474 - CONHECIMENTO DE MÃES SOBRE O PROGRAMA NACIONAL DE SUPLEMENTAÇÃO DE VITAMINA A EM UMA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE GOIÁS
PRISCILA OLIN SILVA - UNB, NATÁLIA REGINA ALVES VAZ MARTINS - UNB, LEONOR MARIA PACHECO SANTOS - UNB


Apresentação/Introdução
O Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A foi criado em 2005 com objetivo de controle da deficiência nutricional dessa vitamina em crianças de 6 a 59 meses e puérperas no pós-parto imediato. Além da suplementação profilática, são recomendadas estratégias para melhoria da ingestão alimentar da vitamina, por meio da diversificação da dieta, incluindo ações educativas com os cuidadores.


Objetivos
Descrever o conhecimento de mães quilombolas sobre o Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A.


Metodologia
Estudo de caráter transversal e descritivo, sendo um recorte do projeto Promoção da Saúde e Qualidade de Vida em Comunidades Quilombolas de Diferentes Regiões Brasileiras: Estudo Multicêntrico. A coleta de dados consistiu em entrevistas domiciliares com auxílio de questionário estruturado, nas comunidades quilombolas incluídas no projeto, no segundo semestre de 2017. Este trabalho apresenta resultados de uma comunidade estudada no estado de Goiás, cujo questionário foi aplicado às mães de crianças de 6 a 59 meses de idade. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Alagoas e os participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.


Resultados
Foram entrevistadas 17 mulheres, mães de 19 crianças no total. Pouco mais de 50% das crianças (n = 10) receberam a dose de vitamina A nos últimos seis meses, segundo relato das entrevistadas. Com relação ao conhecimento sobre o Programa de suplementação, todas as entrevistadas afirmaram não saber para que serve. Apenas uma mãe relatou já ter recebido informações sobre vitamina A de uma enfermeira. Ao serem questionadas se sabiam quais alimentos eram ricos em vitamina A duas participantes responderam (frutas e verduras; feijão). Com relação aos problemas de saúde causados pela deficiência da vitamina 4 participantes responderam à questão (fraqueza; perder a cor; nos olhos e pele; e ossos).


Conclusões/Considerações
Observou-se que a cobertura do Programa é baixa na comunidade, comprometendo a estratégia de controle da deficiência de vitamina A. É alarmante o total desconhecimento do Programa e sobre a vitamina A em si pelas entrevistadas, o que pode ser associado à falta de orientação acerca do assunto, que deveria ser provida pelos profissionais de saúde que atendem essa população. É urgente reavaliar o planejamento e a execução do Programa nessa região.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360