28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC2g - Alimentação e Nutrição: Atenção nutricional II |
22189 - CONSTRUÇÃO DE MATERIAL ORIENTADOR SOBRE ATENÇÃO PLENA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE FERNANDA RECH RODRIGUES - UFSC, JANAINA DAS NEVES - UFSC, LENEMAR NASCIMENTO PEDROSO - UFSC
Apresentação/Introdução Toma-se por objeto de pesquisa a prática de Mindfulness e Mindful eating, Atenção Plena e
Comer com Consciência, e a possibilidade de inseri-las na abordagem nutricional na Atenção Primária à Saúde do SUS.Pesquisou-se se estas modalidades de atendimento são condizentes com as recomendações de atuação do nutricionista. O trabalho é proveniente da finalização da Residência Multiprofissional da UFSC.
Objetivos Analisar a viabilidade para a implementação da metodologia de atendimento “Atenção Plena” no cuidado nutricional de atenção primária à saúde. Caso se encontre a viabilidade, elaborar material orientador sobre a abordagem para nutricionistas.
Metodologia Para avaliar se tais modalidades de atendimento, provenientes da nutrição comportamental, são condizentes com as recomendações de atuação do nutricionista na saúde pública,consultaram-se documentos oficiais como políticas,programas e guias elaborados pelo Ministério da Saúde.A abordagem metodológica escolhida foi qualitativa por possibilitar o aprofundamento de questões subjetivas.Para o levantamento do material bibliográfico optou-se pela revisão narrativa por propiciar maior liberdade na busca e análise de dados, bem como a construção do material orientador. A partir da busca, elencaram-se os temas que demandaram maiores reflexões para serem trabalhados no referencial teórico.
Resultados Como resultado desta investigação encontrou-se que a abordagem pesquisada é condizente com o trabalho do nutricionista no SUS.Então, como parte do objetivo, propôs-se uma cartilha orientadora para nutricionistas com reflexões e práticas de abordagens elaboradas a partir de buscas em meios científicos e em ferramentas de divulgação de ideias.Conceitos sobre comportamento alimentar, diferentes fomes, autonomia alimentar e quebra de paradigmas foram trabalhados no material.Considerações e sugestões de abordagens foram propostas como forma de instigar a curiosidade dos profissionais de saúde para pensar em diferentes meios para se buscar maior vínculo e promoção de autonomia junto aos usuários.
Conclusões/Considerações Espera-se que a cartilha seja um instrumento promotor de reflexões e ações com a finalidade de auxiliar na criatividade dos profissionais no cuidado nutricional, para que este esteja cada vez mais próximo a fomentar a autonomia alimentar de cada indivíduo. Sugere-se que tal abordagem mereça continuar sendo objeto de estudos e avaliações, por considerar uma temática relevante para contribuir com a promoção da Educação Alimentar e Nutricional.
|