28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC2f - Alimentação e Nutrição: Educação Alimentar e Nutricional III |
24935 - EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL SOBRE PRÁTICAS ALIMENTARES E SUA RELAÇÃO COM A SAÚDE E O AMBIENTE EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE NÍVEL FUNDAMENTAL DO RIO DE JANEIRO ZELINDA ANDRADE DOS SANTOS - UNIRIO, CHAYENNE RIBEIRO DIAS - UNIRIO, PATRÍCIA FERREIRA ANDRADE - UNIRIO
Período de Realização As ações foram realizadas nos períodos letivos de 2015 a 2017.
Objeto da Experiência O relato de experiência refere-se a ações de educação alimentar e nutricional em Projeto de Extensão da UNIRIO em escola pública, nível fundamental.
Objetivos Contribuir para a promoção do estado nutricional adequado e da saúde de crianças e adolescentes e estimular cuidados com o ambiente, com base na orientação de práticas do cotidiano em torno da alimentação, que incluem desde a aquisição dos alimentos até o descarte de seus resíduos no ambiente.
Metodologia Avaliação antropométrica de crianças e adolescentes e classificação segundo IMC/I e Altura/I (OMS, 2007), observação dos mesmos no lanche e almoço, acolhimento de demandas de professores, alunos e pais serviram de norte para as ações educativas. Seguindo a metodologia participativa, o projeto utilizou modalidades interativas com essa população, explorou temas, embasando-se principalmente no atual Guia Alimentar da População Brasileira e reforçou conteúdos com impressos educativos.
Resultados Considerando contribuições docentes, restrições locais, percentuais elevados de sobrepeso e obesidade em adolescentes, salgadinhos e refrigerantes no lanche, alguns em lugar do almoço da escola, foram realizados: oficinas de culinária de pastas e sucos de frutas com legumes; degustação de bolos com receitas nutricionalmente reformuladas. Média de 90% de aceitação por escala hedônica; esquetes; jogos, criação de histórias; palestras com dinâmicas. Entrega de impressos educativos.
Análise Crítica Abordagem de alimentos ultraprocessados alertou para prejuízos à saúde, embalagens e poluição ambiental. Esquetes apresentados por alunos levaram à comunidade escolar questões de saúde e ambiental, como obesidade, hipertensão, descarte do óleo e embalagens de alimentos jogados na rua e praia, ratificando a arte como instrumento valioso em educação. Receitas surpreenderam em sabor, praticidade e baixo custo. Acesso a reuniões de pais foi marco diferencial estimulador de sua participação.
Conclusões e/ou Recomendações Educação alimentar e nutricional na escola deve ser permanente e aumentar a participação da família, trabalhando o alimento de forma crítica, reflexiva e prática, por ser o ambiente doméstico onde se inicia a formação de hábitos alimentares da criança sob a influência da conduta alimentar dos adultos. A vivência das ações permite a bolsistas e voluntários aplicar conhecimentos em situações concretas, contribuindo para sua formação acadêmica.
|