28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC2f - Alimentação e Nutrição: Educação Alimentar e Nutricional III |
23989 - A ACADEMIA CARIOCA COMO UM ESPAÇO PROMOTOR DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: A EXPERIÊNCIA DE AÇÕES EDUCATIVAS EM PARCERIA COM A NUTRIÇÃO RAQUEL DE SOUZA MEZZAVILLA - UFRJ, ALINE FERREIRA - UFRJ, VIVIANE MARINHO - UFRJ, AMANA LIMA - SMSDC/RJ, ERIKA ZANARDI - SMSDC/RJ
Período de Realização Atividade realizada em um dia de estágio em nutrição e saúde pública, no segundo semestre de 2017.
Objeto da Experiência Educação alimentar e nutricional com adultos e idosos do Programa Academia Carioca, importante lócus de promoção da alimentação adequada e saudável.
Objetivos Desenvolver o senso crítico de usuários do Programa Academia Carioca da Saúde em relação ao consumo excessivo de sódio.
Metodologia A ação “Viver melhor com menos Sódio” foi conduzida por alunos de nutrição no espaço do Pacas. Foi demonstrada a quantidade de sódio diária recomendada e de alimentos ultraprocessados comuns aos hábitos da população (lasanha, salsicha, mortadela, linguiça, refrigerante). Foi calculada a quantidade de sódio para em 1 g de sal. Foi colocado em saco plástico a quantidade de sal para a quantidade de sódio descrita no rótulo de cada alimento. As quantidades de sal foram discutidas com os usuários.
Resultados Foi possível sensibilizar os participantes, demonstrando como um único alimento consegue alcançar a recomendação diária de sódio. O grupo se mostrou interessado pelo tema e afirmou que não possuía conhecimento sobre a quantidade de sódio recomendada por dia e a diferença sobre consumo de sódio e sal. Durante a atividade foi incentivado o resgate das práticas culinárias para reduzir o consumo de ultraprocessados e assim minimizar o consumo de sódio.
Análise Crítica Por meio de afirmações foi possível perceber a preocupação com alimentos consumidos na rotina, e identificado o interesse pela mudança de hábitos. As reflexões geradas durante a atividade confirmaram como a Educação Alimentar e Nutricional é um instrumento para promoção de saúde, e como a mídia e a publicidade tem influência nas escolhas alimentares da maior parte da população, demonstrando a importância do estímulo para aquisição de alimentos mais saudáveis.
Conclusões e/ou Recomendações A Educação Alimentar e Nutricional se faz necessária para a promoção de saúde, resultando no potencial senso crítico capaz de empoderar os indivíduos com impacto em sua saúde e reflexo em todo o contexto familiar e social. Atividades de EAN nos espaços do Pacas qualificam a tomada de decisão na escolha dos alimentos e consequentemente impactam positivamente no autogerenciamento da saúde dos indivíduos e de seus familiares.
|